Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de março de 2013

Turistas pedem atenção em Paranapiacaba

Trens abandonados é questão de saúde pública, apontam turistas

A necessidade de melhorias na vila histórica de Paranapiacaba, em Santo André, deixou turistas preocupados. As principais queixas são sobre as antigas composições, que se encontram enferrujadas, grande número de animais abandonados e o cemitério sem manutenção.

Maria Carzoa, que trabalha com turismo, diz frequentar a vila inglesa há cerca de 40 anos e desde então não viu muitas melhorias. "A não ser o aumento do abandono e o descaso da Prefeitura com a vila", critica. Maria reclama da quantidade de cachorros soltos que aumentou no local e as composições de trens abandonadas. "Isso tudo virou problema de saúde pública, porque pode causar tétano, dengue e outras doenças nos visitantes. Até o cemitério está completamente abandonado", comenta Maria.

A turista questiona se há arrecadação com eventos, como o Festival de Inverno de Paranapiacaba. "Sempre o que salvou foram as trilhas ou algum evento. Só não entendo onde vai parar o dinheiro que arrecadam com essas festas", afirma.



Jairo Panella, outro turista, chama a atenção para as trilhas de Paranapiacaba, outro atrativo da vila. "Fica um alerta para a prática de motocross, além de veículos 4x4, porque poluem e destroem as trilhas. Nós vimos bastante óleo de carro e moto derramado", adverte. Panella destaca o potencial turístico local. "Imaginem aquela vila arrumadinha, quantos iriam passar os finais de semana lá!", comenta.

Vale destacar que a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense está pleiteando junto ao governo federal verbas para o restauro da vila. Para tanto encaminhou neste mês de março uma série de projetos que, com certeza, auxiliarão na melhora das condições do local para a recepção dos turistas".

Colaborou Nathalia Blanco

Fonte: Repórter Diário


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM