Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de março de 2013

CPTM recebe último trem da série 8000

Por Diego Silva
Já está em Presidente Altino o 36º trem da série 8000. Este é o último trem entregue pela CAF para a Companhia, que encerra o ciclo de fabricação de três encomendas feitas pela CPTM, a saber: 40 trens da série 7000, 8 trens da série 7500 e 36 trens da série 8000.
Todos os trens da série 8000 foram produzidos em Hortolândia, no interior de São Paulo. São sucessores dos antigos trens franceses da Série 5000, famosos por possuírem doze carros e atuarem na Linha 8-Diamante por quase quarenta anos. As novas composições são menores (com oito carros), ar-condicionado, câmeras de vigilância, portas mais largas e melhor desempenho. É o que há de mais moderno no que se diz a trem metropolitano hoje.

Em 28 de setembro de 2011, noticiamos a chegada do 1º trem dessa encomenda, como vocês podem conferir clicando nesse link: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/09/depois-de-muita-espera-caf-8000-enfim.html

Em 10 de outubro do mesmo ano, alguns colaboradores enviaram fotos de como seria o novo trem da Linha 8-Diamante. Relembrem clicando nesse link: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/10/colaboradores-enviam-fotos-do-caf-8000.html

Agora, falta apenas a instalação da nova sinalização na Linha 8-Diamante, para que esta passe a operar de maneira diferente: mais trens, menos intervalos e mais rapidez e conforto para os usuários.

Fonte: CPTM em Foco



As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM