Por Diego Silva
Já está em Presidente Altino o 36º trem da série 8000. Este é o último trem entregue pela CAF para a Companhia, que encerra o ciclo de fabricação de três encomendas feitas pela CPTM, a saber: 40 trens da série 7000, 8 trens da série 7500 e 36 trens da série 8000.
Todos os trens da série 8000 foram produzidos em Hortolândia, no interior de São Paulo. São sucessores dos antigos trens franceses da Série 5000, famosos por possuírem doze carros e atuarem na Linha 8-Diamante por quase quarenta anos. As novas composições são menores (com oito carros), ar-condicionado, câmeras de vigilância, portas mais largas e melhor desempenho. É o que há de mais moderno no que se diz a trem metropolitano hoje.
Em 28 de setembro de 2011, noticiamos a chegada do 1º trem dessa encomenda, como vocês podem conferir clicando nesse link: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/09/depois-de-muita-espera-caf-8000-enfim.html
Em 10 de outubro do mesmo ano, alguns colaboradores enviaram fotos de como seria o novo trem da Linha 8-Diamante. Relembrem clicando nesse link: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/10/colaboradores-enviam-fotos-do-caf-8000.html
Agora, falta apenas a instalação da nova sinalização na Linha 8-Diamante, para que esta passe a operar de maneira diferente: mais trens, menos intervalos e mais rapidez e conforto para os usuários.
Fonte: CPTM em Foco
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM