Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de março de 2013

Obras de modernização alteram intervalos da CPTM no fim de semana [2 e 3 de março]


Circulação ficará interrompida entre Luz e Perus na Linha 7, entre Luz e Tatuapé na Linha 11 e entre Brás e Tatuapé, na Linha 12. PAESE será acionado para atender aos usuários.

Neste final de semana [2 e 3 de março], a circulação de trens, nas linhas da CPTM, será alterada por conta do prosseguimento das obras de modernização. As linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 11-Coral [Luz - Guaianazes] terão interdições parciais. Nas demais linhas, a operação será feita com maior intervalo entre as composições. Confira a programação:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]: durante todo o domingo, os trens não circularão entre Luz e Perus e o PAESE [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência] será acionado. Os usuários serão atendidos por 48 ônibus gratuitos ligando a estação Palmeiras-Barra Funda a Pirituba e Perus.

Na Barra Funda, os ônibus partirão da rua Professor Wilfrides Alves de Lima, entre a av. Auro Soares de Moura Andrade e a rua Tagipuru. De lá, seguirão até as proximidades da estação Pirituba. O ponto de conexão estará localizado na pista lateral da av. Raimundo Pereira de Magalhães, esquina com a av. Paula Ferreira [ao lado do viaduto]. Já em Perus, o local para embarque e desembarque será a rua Crispim do Amaral. Caso haja interesse dos usuários, os ônibus poderão fazer parada somente para desembarque no trecho entre os pontos de conexão.

Para utilizar os coletivos, será necessário retirar senha na área interna das estações do trecho interrompido. O acesso à estação Palmeiras-Barra Funda, para quem vem da região central de São Paulo, deverá ser feito pela Linha 3-Vermelha, do Metrô.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, até 22h, haverá intervenções na rede aérea de alimentação elétrica dos trens e nos equipamentos de via entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: no sábado, a partir das 20h, serão realizadas obras no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Morumbi e Granja Julieta. No domingo, os serviços ocorrerão entre Morumbi e Santo Amaro. Também haverá intervenções na via permanente da estação Autódromo.

Linha 11-Coral [Luz - Guaianazes]: no sábado, das 20h até a meia-noite de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Tatuapé para intervenções na rede aérea de alimentação elétrica dos trens.

Para chegarem à Estação da Luz, os usuários deverão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, na estação Tatuapé, prosseguindo até a estação Brás. Lá, será necessário utilizar os trens da Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra] que, excepcionalmente, atenderão também a Estação da Luz.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: na sexta-feira, das 22h até a meia-noite de domingo, os serviços estarão concentrados na rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre Suzano e Jundiapeba.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: no sábado, das 21h até a meia-noite de domingo, ocorrerão obras no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Itaim Paulista e Itaquaquecetuba. No domingo, os trens circularão somente entre Tatuapé e Calmon Viana. Os usuários com destino à estação Brás deverão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, do Metrô.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM