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8 de março de 2013

Data para reajuste de Metrô de SP não está definida

O reajuste da tarifa de metrô de São Paulo, hoje em R$ 3, ainda não tem data para entrar em vigor, segundo o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). Depois de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pedir o adiamento da elevação da tarifa que, historicamente, ocorre em fevereiro, Alckmin disse ontem que não há nenhuma definição de quando ela ocorrerá. O pedido, para conter a inflação no primeiro semestre, se estendeu também à tarifa dos ônibus de São Paulo, estabelecida pela Prefeitura.

Alckmin avaliou ainda como positiva a possível desoneração da cobrança de tributos como PIS/Cofins do transporte ferroviário pelo governo federal. Acho ótimo retirar esses tributos. Metrô e trem são transportes públicos de alta qualidade. Tudo que pudermos fazer para incentivar o transporte sobre trilhos é importante, afirmou.

O governador visitou as obras do trecho leste do Rodoanel, em Ribeirão Pires, onde foi concluído um dos túneis da obra. Após operar a retroescavadeira para liberar o último trecho do túnel, Alckmin anunciou novo acesso da obra para o município. O conceito do Rodoanel é de rodovia fechada, mas determinamos que a Artesp [Agência de Transportes do Estado de São Paulo] faça estudos técnicos e orçamento para que possa ser executado. Isso deve ocorrer no menor prazo possível, disse. Segundo ele, o acesso vai beneficiar as cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Suzano e Mauá, na região do grande ABC paulista.

José Carlos Brito, diretor técnico da Contern, concessionária responsável pela construção da obra, lembra que a empresa fará o aditamento do contrato para construção do acesso a Ribeirão Pires, mas ressalta que os acessos ao Rodoanel devem ser limitados. Vamos atender ao pedido do governo, mas não pode haver vários acessos para não tirar o trânsito urbano e transferir para o Rodoanel. Nesse caso, temos na região várias empresas que precisam ter melhor logística para veículo de cargas, diz. O acesso será feito por meio de trevo na altura da divisa dos municípios de Ribeirão Pires e Suzano e deve custar cerca de R$ 200 milhões.

A travessia de morros, como o da Pedreira Santa Clara, em Ribeirão Pires, ocorre por meio de túneis, segundo o governador, para garantir maior segurança às rodovias. É mais caro, mas permite traçado melhor, disse Alckmin.

O trecho leste do Rodoanel está com 81% das desapropriações concluídas e conta com 3,1 mil trabalhadores. Até junho, quando será atingido o pico da intervenção mais 2 mil trabalhadores serão contratados. A obra vai custar R$ 3,2 bilhões terá 43,4 quilômetros de extensão.

Valor Econômico


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