Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de março de 2013

CPTM refaz acordo com MPF para restauração da Estação da Luz

Contrato ganha aditivo depois que companhia de trens não cumpriu prazos da reforma

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) assinaram um aditivo ao contrato selado em 2007 para a restauração e modernização da Estação da Luz, no centro, conforme informou o MP nesta terça-feira (12).

Além da modernização, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) também garante a restauração do conjunto de edifícios. Com isso, diversas obras deverão ser realizadas nos próximos meses, entre elas a pintura externa da estação e do Museu da Língua Portuguesa.
 
A estação foi restaurada em 2005, mas, segundo o MP, alguns serviços foram mal executados, e vistorias realizadas por técnicos concluíram que eles precisariam ser refeitos.

Aditivo

O novo acordo prevê a realização de diversas obras, entre elas a pintura externa do prédio, que deverá ser concluída em 18 meses. Também será realizada, no prazo de um ano, a restauração interna do prédio.
 
A CPTM comprometeu-se a executar as reformas de iluminação, sinalização, sonorização e mobiliário, tal como aprovado pelos órgãos de preservação.
 
O acordo prevê, ainda, a integração do sistema de energia com o gerador a diesel, a restauração da caixa d'água desativada e a implementação de novas instalações hidráulicas.
 
Também foi estabelecido um cronograma para a realização de estudos técnicos e contratação de projetos a realização de mais duas reformas: a adaptação do prédio do Centro de Controle Operacional da CPTM e a restauração da fachada do prédio administrativo.
 
O termo aditivo ao TAC foi assinado pela procuradora da República Adriana da Silva Fernandes; pelo diretor presidente da CPTM, Mário Bandeira; pelo diretor de Engenharia e Obras, José Augusto Rodrigues Bissacot; e pelo diretor de Planejamento, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro.

R7