ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de março de 2013

Prefeitura de SP recua sobre construção de estação Jardim Ângela do metrô

Segundo a prefeitura, o novo terminal para o Jardim Ângela está em fase de licitação, com valor de R$ 470 milhões (Foto: Caio Guatelli/Folhapress)


Secretário Jilmar Tatto havia dito que gestão municipal poderia bancar a obra, e secretário Jurandir Fernandes criticou; descompasso vai na contramão da aparente afinidade entre Haddad e Alckmin

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo emitiu nota na manhã de hoje (21) comunicando que a gestão tem interesse em contribuir com o governo estadual para a implementação de estações de Metrô, mas a “concretização dessa intenção depende de conversações que poderão ser feitas entre as partes”. 

A nota foi emitida em resposta aos questionamentos da RBA sobre as declarações do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, de que não havia sido consultado pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sobre a construção da estação Jardim Ângela do Metrô pelo município e que esta iniciativa seria inviável. "A prefeitura  tem a disposição de colaborar com a implantação de estações de Metrô. A do Jardim Ângela  seria uma possibilidade", diz o comunicado. "Além disso, o  novo Terminal Jardim Ângela já está sendo licitado, com valor de implantação estimado em cerca de R$ 470 milhões."

O descompasso entre os secretários vai na contramão da aparente afinidade política entre o prefeito Fernando Haddad e o governador do estado Geraldo Alckmin. Os dois já se reuniram em pelo menos cinco oportunidades, sendo a primeira logo em seguida à vitória de Haddad nas eleições municipais, sempre destacando as parcerias e o desejo de trabalhar em conjunto. A última reunião ocorreu no início de março, quando Haddad e Alckmin discutiram obras para atrair a Expo 2020, megaevento que reúne centenas de países e organizações. 

Durante o Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana, ocorrido na segunda-feira (18), o secretário estadual afirmou que não foi consultado sobre a intenção do município. “Não é muito produtivo nós lançarmos desafios novos à prefeitura. Quando o secretário Jilmar Tatto anunciou que ia fazer a estação Jardim Ângela nós não tínhamos nem opinião sobre essa situação. Ao analisar percebemos que não funciona você ter um agente diferente fazendo. Você faz a linha com duas estações e alguém faz uma terceira estação. Então nós achamos por bem, que não era conveniente”, disse.

A declaração que resultou na resposta do governo estadual foi dada por Tatto à TV Estadão em 24 de fevereiro. “O governo do estado vai fazer o Metrô até o Jardim Ângela. E nós vamos fazer a estação de Metrô Jardim Ângela, junto com o terminal de ônibus. [o prazo] depende do Metrô, eles que digam quando vão fazer a obra. Se o Metrô falar 'nós vamos licitar, nós vamos fazer, a linha vai ficar pronta em 2016', a gente vai se virar e fazer”, declarou.

Fernandes explicou por que considera complicado a prefeitura fazer uma estação. “Uma estação não é um ente isolado como um terminal de ônibus. Tem de entrar a linha permanente, a energia do trem, as portas de plataforma que precisam conversar com o trem, a telecomunicação, tudo está intrinsecamente ligado à estação e a estação ao resto. Digamos que a gente tenha três empresas que ganham as obras do resto da linha e a prefeitura tenha três empresas diferentes. As integrações serão dramáticas”, ponderou. O secretário garantiu que o Metrô chegará ao Jardim Ângela, mas sem definir prazos.

O secretário comentou o recado enviado à prefeitura, em entrevista publicada no Estadão, para que se atentasse a outras demandas que poderiam atrasar as obras do Metrô. “Vamos trabalhar primeiro tudo o que tem de fazer e depois vamos pensar à frente. Vamos então elaborar. Foi por isso que eu fiz aquela matéria... fiz aquela entrevista, que saiu publicada semana passada, nesse sentido. Nós gostaríamos de resolver as pendências. E quais são: Linha 17 – Ouro, Linha 15 – Branca, que são inevitáveis, precisamos das desapropriações da prefeitura”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o secretário Jilmar Tatto não conceder entrevista pois está em Londres, Inglaterra, conhecendo os sistemas de sinalização por semáforos e bilhetagem no transporte público.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br
Por: Rodrigo Gomes, da Rede Brasil Atual


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM