ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de março de 2013

Itaquá não aceita proposta que muda estação Aracaré para Poá

Série 1600 Fase II em Aracaré Linha 12
Secretaria de Planejamento diz que há estudo para avançar a estação em 300 metros, mas sem sair da cidade

CPTM quer revitalizar plataformas e uma das alterações é transferir a estação para ´melhorar o acesso´

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou, por meio da Secretaria de Planejamento, que não aceitará que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transfira a estação de Aracaré para o município de Poá.

O governo do prefeito Mamoru Nakashima (PTN) manifestou sua posição sobre esse assunto ao ser questionado pelo Dat sobre a retomada dos estudos técnicos para mudar a estrutura de embarque de passageiros do local onde ela está atualmente para um outro ponto, um pouco mais a frente, na direção do bairro de Calmon Viana, em Poá.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Itaquá, e também a CPTM, anunciaram diversas vezes a realização de estudos técnicos para mudar a estação de lugar. Mas nada avançou. Dias atrás, a reportagem do Dat procurou a assessoria de Imprensa da CPTM para saber, entre outras coisas, sobre a elaboração dos projetos necessários para a execução de obras de melhorias nas estações de Manoel Feio, Itaquá e Aracaré.

Ao encaminhar as respostas, a Companhia reforçou a informação de que os estudos de viabilidade para a mudança de endereço da estação estão sendo feitos por técnicos da empresa e pela equipe do secretário de Planejamento da cidade, Guilherme Wendel de Magalhães.

Como na etapa final do segundo mandato do ex-prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, esse processo quase chegou a ser arquivado, o Dat perguntou a assessoria de Mamoru se, desta vez, os estudos para mudar a estação de lugar produzirão algum resultado efetivo e favorável aos usuários.
A assessoria explicou que a prefeitura quer a estação em um outro lugar, mas dentro do município e não em outra cidade.


Sem interesse
De acordo com a Secretaria de Planejamento, "realmente há estudos para mudança da estação do Aracaré para uns 300 metros adiante, mas dentro do município de Itaquá.  A discussão é que a CPTM quer tirar a estação de dentro de Itaquá e isso o município não quer e nem tem interesse", informou a pasta.
"Queremos sim é revitalizar a região, colocando a estação em local mais viável, que possibilita a correção do percurso, além de realizar obras para tornar o local melhor para quem vive na região", completou a assessoria.


Local ideal
A CPTM, também por meio da assessoria, informou que está em tratativas com a Secretaria de Planejamento de Itaquá sobre o melhor local para a estação Aracaré, visando atender aos bairros vizinhos em termos de acesso ao novo edifício, uma vez que a estação não poderá ficar em área de curva nem de rampa. A companhia, entretanto, não revelou se pretende reconstruir o acesso para os usuários no território de Itaquá ou de Poá.

Obras
Em relação às obras de modernização nas estações Itaquaquecetuba e Manoel Feio, ambas na Linha 12, já estão sendo elaborados os projetos básicos e executivos. No entanto, a CPTM preferiu não estabelecer prazo para a conclusão dos projetos, contratação de empresas e início das obras.

DAT


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM