Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

CPTM omite falha e diz que programou obras



Os trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), circularam com maior intervalo durante a manhã da ultima quinta-feira (28/02/2013).

Houve uma pane na subestação retificadora responsável pela sinalização na região do Brás. 

O Centro de Controle operacional (CCO) da CPTM ficou às cegas, os trens foram controlados via rádio, sem o menor controle do CCO as composições tiveram que reduzir a velocidade sendo conduzidas apenas pelos olhos dos maquinistas.

Quem opera os trens da CPTM são os maquinistas, mas a velocidade é controlada pelo CCO através de um programa chamado Automatic Train Control (ATC).  

Quando funciona bem, o equipamento permite ao controlador saber com exatidão o posicionamento de cada composição na malha ferroviária. Quando falha, os funcionários perdem a localização dos trens. Ficam assim impossibilitados de orientar os maquinistas sobre quais movimentos podem ser executados. 

Além do risco de colisão, a contenção de fluxo de trens no trecho ou seja, colocam trens sem ao menos ter controle operacional. 

Já a CPTM para esconder o problema informou que o motivo do maior intervalo era uma manutenção programada na Subestação Engenheiro São Paulo, no Brás, no Centro da capital.

O reparo, segundo a CPTM era para ter sido concluído durante a madrugada, foi finalizado pouco antes das 7h, quando a circulação começou a ser normalizada.

Outra mentira contada pela CPTM foi que a a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô SP estava liberada, mas quando os usuários chegaram deram de cara com as grades os portões não foram abertos. A integração só foi possível após as 10 horas.

E não foi encontrado nenhum ônibus do  Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (PAESE) 


Por: Diário da CPTM


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