Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de março de 2013

Lista de achados e perdidos da CPTM tem de pia a espremedor de fruta

Objetos inusitados são recolhidos diariamente em trens de SP. ‘Encontrar dentadura já virou rotina’, diz chefe do atendimento ao usuário.

Pia, espremedor de frutas, tampa de privada e pacote com objetos eróticos são os itens encontrados nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo que ainda surpreendem o departamento de Achados e Perdidos. Dentaduras, de tão recorrentes, não assustam mais. “A dentadura é frequente, a gente nem se surpreende. Não entendemos, mas já virou rotina”, afirma Eliete Cury, chefe do Departamento de Atendimento ao Usuário (SAU) da Companhia.

A lista é renovada diariamente. Os itens recolhidos nas seis linhas são levados uma vez por mês ao setor de Achados e Perdidos na estação Barra-Funda, onde ficam guardados durante 60 dias. Após o prazo, uma parte é doada e outra, destruida. “A gente acha que não tem mais coisa estranha pra chegar, mas sempre chega. Outro dia recebemos um tapede de dois metros e meio, do tamanho de uma parede.”

Cinco funcionários são responsáveis pelo atendimento, arquivo cadastro e pesquisa. A rotina é um desafio de compreensão. “Carrinho de bebê, por mais que seja recorrente, eu fico tentando entender. Não conseguimos devolver nenhum até hoje pra saber como o usuário esqueceu no trem.” 

Em média, 6.500 novos itens são levados ao departamento a cada 30 dias. A grande maioria, segundo Cury, sem apelo cômico: 60% são documentos perdidos. Com a ajuda de redes sociais, os profissionais tentam localizar os donos. “Se fosse só espontânea, devolveríamos muito pouco. Fazemos um trabalho quase investigativo. Não ficamos só no que é óbvio, usamos as redes sociais para localizar as pessoas, quando os objetos ou documentos têm identificação.”
Pia encontrada em trem da CPTM de SP

O nicho de atuação do setor também é, por vezes, confundido pela população. A chefe do SAU revela que há quem compareça ao Achados e Perdidos em busca de parentes. “Somos procurados também pra encontrar marido, e adultos desaparecidos”.

Os usuários podem procurar os objetos perdidos pessoalmente, na estação Barra-Funda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A CPTM também oferece um atendimento telefônico (0800-0550121), e pelo site. É fundamental descrever o objeto ou documento perdido para que seja devolvido. "No caso de dúvida, nunca entregamos. E para os objetos de alto valor, pedimos a nota fiscal", alerta Cury.

G1