Modelo do trem Série 9000 usado em outros países |
A Alstom fornecerá à CPTM os trens de última geração METROPOLIS, com oito carros cada. Todos são equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, detectores de fumaça e equipamentos que fornecem aos usuários informações como mapa de linha dinâmico para indicar cada parada. Além disso, todos possuem itens de acessibilidade segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre eles entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e sistema de fechamento de portas com sinal luminoso para os deficientes auditivos.
Os carros terão ainda acesso contínuo de um carro para o outro, conhecido como gangway, que possibilita que um passageiro possa ir internamente do primeiro até o oitavo carro, com maior aproveitamento do espaço.
“A Alstom possui tradição no fornecimento de trens para a cidade de São Paulo e ficamos muito felizes com este novo contrato que acaba de ser assinado, uma vez que teremos oportunidade de continuar trabalhando, com tecnologia e mão-de-obra brasileiras, para que a população da cidade tenha cada vez mais um transporte de qualidade com conforto e segurança”, declara Ramon Fondevila, Diretor Geral do Setor Transporte da Alstom no Brasil.
Os trens serão utilizados na linha 11, conhecida como Expresso Leste, que vai da Estação da Luz à Estudantes, com 50,8 km de extensão, e transporta em média 521 mil passageiros de segunda à sexta-feira. As entregas devem ocorrer entre o 18º e 22º mês de contrato.
Sobre a Alstom
A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente.
A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede.
O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo).
No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.
Fonte: Alstom
Curta a página no facebook