De acordo com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, obra será entregue em 2013. Duas escadas rolantes serão incluídas no projeto |
Em 2010, quando a CPTM assinou o contrato com o consórcio TSJ Ferraz que venceu a concorrência pública para construção das novas plataformas de embarque, previa-se que a obra poderia ficar pronta no final de 2011. Depois a previsão foi esticada para o final de 2012. Ontem, em reunião com o prefeito Jorge Abissamra (PSB), o presidente da companhia de trens afirmou que a estação só deverá ser concluída no final do primeiro trimestre do próximo ano.
Bandeira argumentou que a CPTM decidiu fazer a licitação apenas com o projeto básico da obra. No entanto, verificou-se depois que somente com o projeto executivo o trabalho poderia ser iniciado. Além disso, a CPTM também descobriu em 2011, mais um ano após a assinatura do contrato, que o modelo construtivo teria ser outro, com estrutura pré-moldada. Todas essas mudanças, além de atrasar em cerca de 18 meses o começo dos serviços, serviu para elevar o preço final do empreendimento.
"O aditivo financeiro será de pouco mais de 24%. O limite para reajuste de uma obra é de 25% do valor original", destacou o presidente, que isentou a CPTM e o consórcio de qualquer falha. Ao ser questionado pelo DAT sobre o fato de a concorrência ter sido aberta apenas com o projeto básico, Bandeira disse que ninguém falhou ou errou: "Houve apenas a necessidade de ajustes. Mas agora a obra vai começar e seguirá em ritmo acelerado", garantiu.
O prefeito da cidade aproveitou para informar que a CPTM acrescentará ao projeto definitivo, que terá seus últimos ajustes concluídos nesse mês, duas escadas rolantes externas. Isso poderá elevar para até R$ 42 milhões o custo total da obra, uma vez que deverá ser aberta uma nova licitação para a compra desses equipamentos. "O contrato oficial será assinado entre os dias 16 e 23 de fevereiro", comentou Abissamra. Ele acrescentou que não pretende retirar a multa de quase R$ 100 mil aplicada à CPTM e às empresas do consórcio por causa dos atrasos na execução do projeto.
Fonte: DAT