Situação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo - Linhas 7 e 12
Janeiro de 2012
O PROJETO
O Projeto São Paulo Trens e Sinalização tem como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, de forma segura e com redução de custo, através do aumento da capacidade de transporte das Linhas 7 - Rubi (Luz - Francisco Morato) e 12 - Safira (Brás - Calmon Viana) da rede da CPTM e das Linhas 1 (Jabaquara - Tucuruvi), 2 (Vila Prudente - Vila Madalena) e 3 (Barra Funda/Palmeiras - Corinthians/Itaquera) da rede do METRÔ.
A implementação desse Projeto proporcionará benefícios importantes para a população de baixa renda e para a classe média, que são as principais usuárias do transporte público e aumentará a eficiência e a competitividade da maior cidade brasileira.
O investimento total previsto é de US$ 1,550 bilhões, obtidos através de financiamento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 1,085 bilhões), com a participação do JBIC- Japan Bank for International Cooperation, que lidera um consórcio de bancos japoneses e de recursos disponibilizados pelo Estado de São Paulo (US$ 0,465 bilhões). Desse total, US$ 0,5 milhões destinam-se à STM, US$ 1,006 bilhões destinam-se à CPTM e US$ 544 milhões ao METRÔ. O contrato de empréstimo foi formalizado em 12 de junho de 2008.
Esses recursos serão utilizados para a aquisição de novos trens, modernização de sistemas de controle de tráfego, sinalização, telecomunicações e energia elétrica de tração e obras civis em estações selecionadas e trechos de via permanente e rede aérea, bem como para a realização de estudos e ações para o fortalecimento institucional dos órgãos públicos envolvidos e para o desenvolvimento das políticas de transporte urbano integrado na RMSP.
O Projeto tem prazo previsto de 60 meses, com inicio em Jun/2008 e término em Jun/2013.
CONTRATAÇÕES
As principais contratações necessárias à implantação do Projeto foram finalizadas, sendo:
>> Fornecimento de 40 trens: CAF – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.
>> Fornecimento e instalação de sistemas (sinalização, telecom e energia): Consórcio Union Switch/Efacec
Intervenções na via permanente e rede aérea:
>> Lote 1 - Linha 7 – Rubi: Mendes Jr.
>> Lote 2 - Linha 7 – Rubi : Consórcio Iesa – Consbem – Serveng
>> Lote 3 - Linha 12 – Safira: Consórcio Energ
> Supervisão do fornecimento de 40 trens: Consórcio Ductor – BBL – Pólux
> Supervisão do fornecimento e instalação de sistemas: Consórcio Tekhnites – Enefer – Focco
> Apoio ao Gerenciamento do Projeto: Consórcio Ineco – Logos
Auditoria Externa: Loudon Blomquist Auditores Independentes
Prosseguem as atividades para contratação de Consultoria para atualização do PITU.
SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO
40 trens:
Todos os 40 trens foram entregues e estão em operação comercial.
Sistemas:
>> Linha 7 - Rubi: Prossegue a operação assistida na Subestação Jaraguá, nas Cabines Seccionadoras de Vila Clarice, Franco da Rocha e Botujurú, na sala técnica do Sistema de Rádio Digital em Botujurú e na central telefônica da Lapa. Em andamento as obras civis das Subestações Tietê e Caieiras.
>> Linha 12 – Safira: A Subestação Manoel Feio está em operação assistida e a Cabine Seccionadora de Itaim Paulista aguarda finalização de instalações, para início de operação. Concluída a instalação das Centrais Telefônicas do Brás, Luz e Calmon Viana. Prosseguem as obras na Subestação de Ermelino Matarazzo. Concluída a montagem dos equipamentos de Sincronização de Relógios em Presidente Altino e em andamento a instalação do sistema de sincronismo no Brás;
Intervenções na Via Permanente e Rede Aérea:
> Linha 7 – Rubi (Lote 1): Foram executados serviços de rede aérea (fundações dos pórticos e implantação de colunas metálicas e das redes de 34,5kv e de 13,2kv) no trecho Barra Funda –Pirituba, via permanente (aplicação de base de rachão, camada de bloqueio e remoção de lastro, montagem e instalação de via, montagem de travessões e demolição de grade de via) no trecho Luz – Piqueri.
> Linha 7 – Rubi (Lote 2): Em andamento a execução da via 3 (nova) no trecho Baltazar Fidelis-Francisco Morato e a grade da via 2 (nova) e AMV nº 06 no trecho Jaraguá-Perus.
> Linha 12 – Safira (Lote 3): Foram executados serviços de rede aérea (escavação de bases e implantação de postes) em Agente Cícero, obras de via permanente (ligação da via 1 com a via 2 nova e demolição da via 2 antiga) e rede aérea (ligação da via nova) no trecho Jardim Helena a Itaim Paulista e ajustes na rede aérea no pátio Manoel Feio.
> Todos os fornecimentos e intervenções previstos no Projeto deverão desenvolver-se até 2012, estando prevista, a partir de então, a realização de atividades de monitoramento do desempenho dos serviços prestados aos usuários e do impacto no sistema de transportes públicos e no sistema viário da RMSP, até Junho de 2013, quando se encerrará o Projeto.
Dados da CPTM
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2 comentários:
E engracado ver como a cptm mente tanto.nem metade das metade desse monte de coisas foi cumprimo.e o pior.nem os 40 trens caf 7000 estao entregues para as linhas 7 e 12. Situacao atual da linha 7. 4 trens novos e linha 12 .9 trens novos. Sinalizacao um lixo.subestacao q nem funciona direito.colisoes e mais colisoes de trens...e a cptm mentindo pros usuarios...que vergonha
Os 40 Trens foram entregues, mas estão rodando em outras linhas (08,09 e 11). Aqui na linha 12 só estão rodando 9 trens desses 40, na linha 7 eu não sei, talvez seja 4, do jeito que está as coisas na linha 9 e 11 em alta demanda, esses trens nunca serão devolvidos para sua linhas de origem, mandei um email pra cptm fazendo pergunta:- Quando todos os trens novos das linhas 8 e 11 forem todos entregues, os trens da série 7000 serão devolvidos para as linha 7 e 12?
Eles vieram essa desculpa:
-Informamos que as novas composições adquiridas pela Companhia para integrar a frota das Linhas do sistema ferroviário, inclusive Linha 12 Safira, continuam em processo de fabricação e serão inseridas gradativamente conforme forem entregues.
Esclarecemos que a alocação da frota se dá conforme a necessidade e a disponibilidade de trens do dia. Por isso, alguns trens podem mudar de Linha ou retornar para onde circulavam originalmente de acordo com a avaliação da Engenharia de Circulação da CPTM.
A Companhia trabalha para agilizar as viagens e equilibrar a oferta de lugares em todas as suas 6 linhas.
Agradecemos o contato e permanecemos à disposição.
E os trens que estão em processo de fabricação não os da linha 12, e sim os das linha 8 e 11.
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