Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Projeto de Modernização - Linhas 7 e 12 da CPTM


Situação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo - Linhas 7 e 12 
Janeiro de 2012 


O PROJETO


O Projeto São Paulo Trens e Sinalização tem como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, de forma segura e com redução de custo, através do aumento da capacidade de transporte das Linhas 7 - Rubi (Luz - Francisco Morato) e 12 - Safira (Brás - Calmon Viana) da rede da CPTM e das Linhas 1 (Jabaquara - Tucuruvi), 2 (Vila Prudente - Vila Madalena) e 3 (Barra Funda/Palmeiras - Corinthians/Itaquera) da rede do METRÔ. 


A implementação desse Projeto proporcionará benefícios importantes para a população de baixa renda e para a classe média, que são as principais usuárias do transporte público e aumentará a eficiência e a competitividade da maior cidade brasileira. 


O investimento total previsto é de US$ 1,550 bilhões, obtidos através de financiamento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 1,085 bilhões), com a participação do JBIC- Japan Bank for International Cooperation, que lidera um consórcio de bancos japoneses e de recursos disponibilizados pelo Estado de São Paulo (US$ 0,465 bilhões). Desse total, US$ 0,5 milhões destinam-se à STM, US$ 1,006 bilhões destinam-se à CPTM e US$ 544 milhões ao METRÔ. O contrato de empréstimo foi formalizado em 12 de junho de 2008.


Esses recursos serão utilizados para a aquisição de novos trens, modernização de sistemas de controle de tráfego, sinalização, telecomunicações e energia elétrica de tração e obras civis em estações selecionadas e trechos de via permanente e rede aérea, bem como para a realização de estudos e ações para o fortalecimento institucional dos órgãos públicos envolvidos e para o desenvolvimento das políticas de transporte urbano integrado na RMSP.


O Projeto tem prazo previsto de 60 meses, com inicio em Jun/2008 e término em Jun/2013.


CONTRATAÇÕES


As principais contratações necessárias à implantação do Projeto foram finalizadas, sendo:


>>  Fornecimento de 40 trens: CAF – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.
>>  Fornecimento e instalação de sistemas (sinalização, telecom e energia): Consórcio Union Switch/Efacec


Intervenções na via permanente e rede aérea:


>> Lote 1 - Linha 7 – Rubi: Mendes Jr. 
>> Lote 2 - Linha 7 – Rubi : Consórcio Iesa – Consbem – Serveng
>> Lote 3 - Linha 12 – Safira: Consórcio Energ
    > Supervisão do fornecimento de 40 trens: Consórcio Ductor – BBL – Pólux
    > Supervisão do fornecimento e instalação de sistemas: Consórcio Tekhnites – Enefer – Focco
    > Apoio ao Gerenciamento do Projeto: Consórcio Ineco – Logos
Auditoria Externa: Loudon Blomquist Auditores Independentes
Prosseguem as atividades para contratação de Consultoria para atualização do PITU.


SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 


40 trens:


 Todos os 40 trens foram entregues e estão em operação comercial.


Sistemas:
>> Linha 7 - Rubi: Prossegue a operação assistida na Subestação Jaraguá, nas Cabines Seccionadoras de Vila Clarice, Franco da Rocha e Botujurú, na sala técnica do Sistema de Rádio Digital em Botujurú e na central telefônica da Lapa. Em andamento as obras civis das Subestações Tietê e Caieiras.


>> Linha 12 – Safira: A Subestação Manoel Feio está em operação assistida e a Cabine Seccionadora de Itaim Paulista aguarda finalização de instalações, para início de operação. Concluída a instalação das Centrais Telefônicas do Brás, Luz e Calmon Viana. Prosseguem as obras na Subestação de Ermelino Matarazzo. Concluída a montagem dos equipamentos de Sincronização de Relógios em Presidente Altino e em andamento a instalação do sistema de sincronismo no Brás;


Intervenções na Via Permanente e Rede Aérea:


> Linha 7 – Rubi (Lote 1): Foram executados serviços de rede aérea (fundações dos pórticos e implantação de colunas metálicas e das redes de 34,5kv e de 13,2kv) no trecho Barra Funda –Pirituba, via permanente (aplicação de base de rachão, camada de bloqueio e remoção de lastro, montagem e instalação de via, montagem de travessões e demolição de grade de via) no trecho Luz – Piqueri.


> Linha 7 – Rubi (Lote 2): Em andamento a execução da via 3 (nova) no trecho Baltazar Fidelis-Francisco Morato e a grade da via 2 (nova) e AMV nº 06 no trecho Jaraguá-Perus.


> Linha 12 – Safira (Lote 3): Foram executados serviços de rede aérea (escavação de bases e implantação de postes) em Agente Cícero, obras de via permanente (ligação da via 1 com a via 2 nova e demolição da via 2 antiga) e rede aérea (ligação da via nova) no trecho Jardim Helena a Itaim Paulista e ajustes na rede aérea no pátio Manoel Feio.


> Todos os fornecimentos e intervenções previstos no Projeto deverão desenvolver-se até 2012, estando prevista, a partir de então, a realização de atividades de monitoramento do desempenho dos serviços prestados aos usuários e do impacto no sistema de transportes públicos e no sistema viário da RMSP, até Junho de 2013, quando se encerrará o Projeto.


Dados da CPTM 


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