Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Risco sobre trilhos

Pela terceira vez em sete meses, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) se chocaram na Grande São Paulo.


O acidente aconteceu na manhã da quarta-feira, na estação Vila Clarice, na zona norte da capital. Ao todo, 51 passageiros sofreram ferimentos.


As outras duas colisões aconteceram em 13 de julho de 2011, com 42 feridos, e em 26 de janeiro deste ano, com seis feridos. Feitas as contas, são 99 pessoas vítimas em sete meses. Por sorte ninguém morreu.
Locomotiva bate em trem na Estação Vila Clarice  da CPTM
Essas ocorrências causam preocupação. Quem usa os trens, e já são quase 3 milhões por dia, fica com a pulga atrás da orelha. O que estará acontecendo?


Até aqui, a CPTM tem atribuído os problemas a falhas humanas. Tudo bem, mas essas pessoas que teriam falhado estão sendo bem treinadas? As condições de trabalho são boas? O sistema é eficiente?


Acidentes acontecem, sabemos todos. Mesmo em países muito cuidadosos e rigorosos com as normas de segurança, como os europeus, os desastres ocorrem.


O que vemos em São Paulo, no entanto, está fazendo a preocupação passar dos limites.


O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo lançou a suspeita de que um dispositivo de segurança que impede a aproximação de trens teria sido desligado. Mas a CPTM negou essa versão.
Descarrilamento na Linha 9 da CPTM
O governo do Estado, que promete dar qualidade de metrô a parte da rede de trens, promete reduzir o intervalo entre as composições para três minutos até 2014. Hoje, em média, o intervalo é de seis minutos.


A medida é ótima para o usuário. Mas para isso é preciso ter segurança.


Fonte: Agora SP


Fotos dos acidentes 

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm