Pela terceira vez em sete meses, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) se chocaram na Grande São Paulo.
O acidente aconteceu na manhã da quarta-feira, na estação Vila Clarice, na zona norte da capital. Ao todo, 51 passageiros sofreram ferimentos.
As outras duas colisões aconteceram em 13 de julho de 2011, com 42 feridos, e em 26 de janeiro deste ano, com seis feridos. Feitas as contas, são 99 pessoas vítimas em sete meses. Por sorte ninguém morreu.
Essas ocorrências causam preocupação. Quem usa os trens, e já são quase 3 milhões por dia, fica com a pulga atrás da orelha. O que estará acontecendo?
Até aqui, a CPTM tem atribuído os problemas a falhas humanas. Tudo bem, mas essas pessoas que teriam falhado estão sendo bem treinadas? As condições de trabalho são boas? O sistema é eficiente?
Acidentes acontecem, sabemos todos. Mesmo em países muito cuidadosos e rigorosos com as normas de segurança, como os europeus, os desastres ocorrem.
O que vemos em São Paulo, no entanto, está fazendo a preocupação passar dos limites.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo lançou a suspeita de que um dispositivo de segurança que impede a aproximação de trens teria sido desligado. Mas a CPTM negou essa versão.
O governo do Estado, que promete dar qualidade de metrô a parte da rede de trens, promete reduzir o intervalo entre as composições para três minutos até 2014. Hoje, em média, o intervalo é de seis minutos.
A medida é ótima para o usuário. Mas para isso é preciso ter segurança.
Fonte: Agora SP
Fotos dos acidentes
O acidente aconteceu na manhã da quarta-feira, na estação Vila Clarice, na zona norte da capital. Ao todo, 51 passageiros sofreram ferimentos.
As outras duas colisões aconteceram em 13 de julho de 2011, com 42 feridos, e em 26 de janeiro deste ano, com seis feridos. Feitas as contas, são 99 pessoas vítimas em sete meses. Por sorte ninguém morreu.
Locomotiva bate em trem na Estação Vila Clarice da CPTM |
Até aqui, a CPTM tem atribuído os problemas a falhas humanas. Tudo bem, mas essas pessoas que teriam falhado estão sendo bem treinadas? As condições de trabalho são boas? O sistema é eficiente?
Acidentes acontecem, sabemos todos. Mesmo em países muito cuidadosos e rigorosos com as normas de segurança, como os europeus, os desastres ocorrem.
O que vemos em São Paulo, no entanto, está fazendo a preocupação passar dos limites.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo lançou a suspeita de que um dispositivo de segurança que impede a aproximação de trens teria sido desligado. Mas a CPTM negou essa versão.
Descarrilamento na Linha 9 da CPTM |
A medida é ótima para o usuário. Mas para isso é preciso ter segurança.
Fonte: Agora SP
Fotos dos acidentes