Os usuários da linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentaram problemas na semana passada ao tentar embarcar em alguma composição. O intervalo maior entre os trens e a lentidão no trajeto Osasco-Grajaú superlotou estações. O problema está ligado a troca da rede de energia.
A internauta Paula Campiao esteve na Estação Vila Olímpia entre os dias 1 e 4 de fevereiro e relatou o problema. Na quinta-feira (2), por volta das 17h, a estação chegou a ficar tão lotada que dificultou a entrada de novos usuários pela catraca. Ela afirma ter esperado por duas horas na plataforma até conseguir entrar em um vagão.
Em resposta, a CPTM não comentou a superlotação, mas confirmou que a rede aérea de energia e os sistemas de alimentação elétrica dos trens estão sendo trocados. Novas subestações de energia estão sendo construídas em todas as linhas.
A empresa afirma que trabalha para encontrar soluções rápidas que reduzam ao mínimo as ocorrências que interfiram na operação dos trens. Mesmo com relatos de que a lentidão na linha tenha começado às 15h30, se estendendo até às 19h30, a CPTM afirma que é um grande desafio promover intervenções nos horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de madrugada, o que prolonga o tempo de implementação das obras. Segundo a nota, a Linha 9-Esmeralda terá investimentos previstos de R$ 72 milhões.
Fonte: Terra Noticias