O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 6, quatro novos trens para início da operação assistida na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Essas composições já passaram pela fase de testes e a partir de agora entram no período de operação assistida, com técnicos monitorando as viagens com passageiros, fora dos horários de pico. Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses trens, o número em operação chega a 64. Os 41 restantes serão entregues gradativamente até 2013.
Conheça o novo trem da Série 8000
Há 19 anos a CPTM está realizando o transporte de milhares de passageiros diariamente, a CPTM agora está fazendo uma renovação de sua frota de trens. Em 2010 tivemos o primeiro dos 48 novos trens, os (40) Série 7000 e (8) Série 7500.
Há 19 anos a CPTM está realizando o transporte de milhares de passageiros diariamente, a CPTM agora está fazendo uma renovação de sua frota de trens. Em 2010 tivemos o primeiro dos 48 novos trens, os (40) Série 7000 e (8) Série 7500.
Os novos trens Série 8000 que serão entregues para os usuários da CPTM os trens contemplam os mais modernos recursos tecnológicos desenvolvidos para o transporte rápido de passageiro, contribuindo para a qualidade de vida de transporte na região Metropolitana de São Paulo.
As especificações dessa Série foram elaboradas visando obter o melhor desempenho em termos de confiabilidade, disposição, manutenibilidade, segurança, custos de operação/manutenção e conforto.
- Climatização: A climatização do salão de passageiros e na cabine do maquinista com ar refrigerado é hoje uma necessidade para o transporte de passageiros em razão do forte calor e elevada lotação dos trens nos horários de pico, o que oferece maior conforto térmico e acústico. Estes sistema deve operar mesmo nos casos de degradação parcial do sistema elétrico do trem ou do próprio sistema de ar condicionado, com dimensionamento de mais de uma unidade por carro com alimentação cruzada.
Trem na fábrica da CAF em Hortolândia / Foto: Ricardo Guimarães |
- Sistema de Sonorização: Sistema de mensagem de áudio digitalizadas com a melhoria da comunicação sonora com mensagens pré-gravadas automatizadas para indicação de próxima estação, lado de desembarque mensagens institucionais, monitores coloridos para transmissão de propaganda e música ambiente.
- Acessibilidade: Instalação de dispositivos de acessibilidade com implemento de comunicação visual para fechamento de portas, local para cadeira de rodas, numeração dos carros em Braile para deficientes visuais, estribos laterais para diminuição do vão e altura entre o trem e a Plataforma e sistema multimídias. Dentro os sinalizadores luminosos para auxílio aos passageiros com deficiência auditiva podemos destacar os fechamentos iminentes de portas, lado de desembarque e indicação de porta isolada .
- Dispositivo de Emergência: Sistema de atuação de emergência que permitem ao passageiro alertar o maquinista sobre alguma situação de emergência que esteja ocorrendo no salão de passageiros, além de porta para saída de emergência.
- Acabamento Interno: O revestimento interno dos carros segue atualmente linhas modernas com cores e uso de moldados de fibra de vidro nos painéis das janelas, portas e teto, produzindo um acabamento harmonioso e um ambiente agradável, reduzindo o potencial de incêndio com o uso de materiais resistentes ao fogo e que não emanem fumaça e gases tóxicos.
A disposição dos Bancos de passageiros está orientada para facilitar o fluxo de embarque e desembarque, com aumento da área livre próxima á região das portas e qualidade de colunas para apoio dos passageiros, facilitando a informação, como por exemplo, o mapa dinâmico de linha.
O Gangway vai permitir a circulação entre os carros
A intercirculação entre os carros está evoluída para o conceito de GANGWAY, ou seja grandes aberturas nas cabeceiras na forma de seção tubular, sem portas, para reduzir a sensação de ambiente confinado.
Salão de Passageiros
Salão do trem 8000 |
Apresenta as seguintes características funcionais:
- Ventilação com sistema de Ar Condicionado, devidamente filtrado, e distribuído através de grelhas posicionadas em ambos os lados das luminárias, nas áreas de estar do salão.
- Isolante acústico projetado para manter o nível de ruído interno de acordo com os parâmetros de conforto e ambiental.
- Arranjo físico geral que facilita a movimentação de entrada e saída nas áreas das portas e induz os passageiros a ocuparem as áreas de estar. Apoio horizontais duplas nestas áreas para segurança e facilidade de movimentação no corredor central adequando ás varições antropométricas da população de usuários e apoios especiais junto ás portas para ajudar os passageiros durante a desaceleração e frenagem.
Exterior
O Tratamento cromático deste rebaixo, associado á colocação de faróis e logotipo, e uma inclinação adequada da frente que permitirá conferir o projeto, características de familiaridade dos atuais carros em operação o que é útil para a manutenção de uma identidade visual coerente para o sistema CPTM, como um todo.
Trem no pátio de Presidente Altino |
As extremidades dos corrugados foram eliminadas conveniente para melhor segurança do usuário.
O material da estrutura da caixa pode ser em alumínio ou aço inoxidável. A caixa em alumínio é pouco mais leve do que em aço inoxidável, porém requer a manutenção da pintura e acabamento. Por outro lado, o aço inoxidável é mais resistente a riscos e desgastes.
O Projeto da estrutura do carro, tanto em alumínio ou aço inoxidável está sendo padronizada visa otimizar os processos de fabricação, pois as partes e peças que compõem a estrutura da caixa são fabricados em módulos com batentes de porta, janelas, coberturas, etc..
Dessa forma, obtêm-se ganhos também no desenvolvimento do projeto estrutural . Como exemplo, pode-se escolher caixas de carros de passageiros com largura entre 2,3 a 3,2 metros e o comprimento de 16 e 26 metros. O vão de passageiros das portas laterais pode variar de 1,2 a 1,9 metros
Por: Diário da CPTM