Se arrasta já há dois meses a novela da licitação para a operação dos postos de recarga do Bilhete Único das 89 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desde 23 de novembro de 2011, quando venceu o contrato da última prestadora de serviços, não é mais possível carregar os bilhetes de vale-transporte dentro do sistema da CPTM. Agora, é necessário sair da estação de trem e ir a um posto nas paradas de ônibus ou do Metrô, que se interligam à estações da CPTM. De acordo com a CPTM, 2,12 milhões de pessoas utilizam o sistema diariamente.
A falta do serviço causa transtornos principalmente para aqueles que só usam o trem como meio de transporte diário. A balconista Ariana Batista, de 19 anos, usa ônibus e trem diariamente, mas sente falta dos terminais de recarga. “Desde que desativaram, eu já tive de pagar a passagem em dinheiro diversas vezes”, disse.
Passageiros afirmam que nas estações de trem é mais rápido fazer a recarga. “Agora, eu uso as máquinas dos terminais de ônibus, mas elas estão quase sempre cheias nos horários que eu utilizo o transporte público”, afirmou o analista de segurança José Lira, de 47 anos. “Os postos dentro das estações de trem me poupavam tempo, além de eu ter mais opções”, afirmou Lira, que utiliza trem e ônibus em seu trajeto diário até o trabalho.
Para auditor de vendas Jorge Luiz Félix, de 19 anos, os terminais de recarga da CPTM não fazem falta, mas ele sabe que o problema atrapalha a vida de muita gente. “Eu recarrego nos postos do Metrô, mas sei que muita gente acaba saindo das estações da CPTM apenas para carregar o bilhete”, afirmou.
Pensa da mesma maneira a esteticista Tatiana Leal, de 33 anos, que utiliza trem e ônibus em seus deslocamentos diários. “Para mim é uma opção a mais, mas para outras pessoas é fundamental ter as máquinas dentro da estação de trem”, afirma.
Fonte: Rede Bom Dia
A CPTM não soube informar quantos passageiros usam só trens nos deslocamentos diários.