Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando.
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 17:05:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Trem sem bala e sem velocidade

O TAV (Trem de Alta Velocidade) entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou trem-bala, como é mais conhecido, é no mínimo motivo de preocupação e questionamentos. Será que isso é realmente importante? Será que é obra prioritária como o governo federal afirma? O modelo apresentado é o melhor, avaliando custo-benefício?


O projeto do TAV mostra que não houve clara caracterização e estudo dos problemas. Não foram analisadas outras alternativas, de menor custo, como trens de velocidade intermediária, mudança na estrutura aeroportuária, ampliação e recuperação de rodovias, reformulação de procedimentos de segurança de voo, redistribuição de voos entre aeroportos, conexão ferroviária entre os centros urbanos e aeroportos mais afastados, entre outros.


A mobilidade urbana, por exemplo, poderia ser melhorada com investimentos em metrô, VLT e corredores de transporte integrados poderiam apresentar melhor relação custo-benefício e, certamente, alcançariam grande massa de usuários de baixa renda, ao contrário do TAV, cujo público-alvo é de alta renda, o que representa a minoria da população. Avaliando custo e benefício, percebemos que ao invés do TAV, poderia ser feito o TVA (Trem de Velocidade Alta). 


Mas qual a diferença? Enquanto o primeiro atinge 380 km/h e normalmente não chega ao seu pico de velocidade, o segundo percorre 250 km/h, mantendo constância, o que é mais viável. O mais importante é que o tempo de viagem mudaria pouco e o custo do projeto teria redução de 30%.


O que me estranha nessa história é que o governo federal esconde, ou por maldade não torna públicas, essas informações. Concordo que o Brasil precisa de novos meios de transporte de massa, o sistema aéreo não é suficiente, pois o País cresce a cada dia.
Estamos passando por bom momento econômico e com boas perspectivas para o futuro, mas temos que criar mecanismos viáveis e que sejam realizados de maneira correta e transparente.


O leilão do TAV Rio-São Paulo já foi adiado duas vezes, e quando foi realizado, em julho do ano passado, não houve interessados. Por isso o modelo de licitação foi alterado e o edital da primeira parte da licitação deve ser publicado em abril. Será que desta vez sai ou a marca do governo federal nesse projeto será o fracasso e a criação de trem sem bala e sem velocidade?


Diário do Grande ABC

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

✉️ Email: williancmoreira@gmail.com