Fim do Serviço 710

Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Aviso: Operando até 27/08/2025
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 19/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Apesar do aumento no número de usuários, rede da CPTM encolhe


A CPTM registrou, em média, uma ocorrência grave por semana neste ano.


Apesar da superlotação nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o governo do Estado tem diminuído a extensão da rede. Nos últimos dois anos, enquanto o número de usuários subiu 9,1%, a rede diminuiu cerca de 3%.


Trechos de duas linhas férreas deixaram de transportar passageiros no período. O primeiro, em maio de 2010, fica na Linha-8 Diamante (Itapevi-Júlio Prestes). Trata-se da ponta oeste desse tramo, entre as Estações Amador Bueno e Itapevi, ambas no município de Itapevi, em um trajeto de 6,3 km.


A desculpa foram as obras de modernização no trecho, mas isso já leva mais tempo do que o anunciado. Quando elas começaram, a CPTM informou que acabariam até o fim de 2011. Agora, o prazo é o fim deste ano.


O outro trecho, mais carregado, está em plena região central de São Paulo. Em agosto, a CPTM desativou a circulação de passageiros entre as Estações Brás e Luz da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), alegando que executaria obras de modernização no trecho de 2 km.


Mas, no início de 2012, a empresa informou que havia decidido não reabri-lo - o que revoltou quem aguardava o retorno do serviço.


Superlotação


O número de passageiros transportados pela CPTM cresceu de 642 milhões em 2010 para 700,2 milhões no ano passado. A cada dia útil, a empresa carregou em média 2,3 milhões de usuários - 200 mil mais do que há dois anos.


O recorde histórico de demanda ocorreu em 11 de novembro do ano passado, quando exatos 2.686.220 passageiros foram transportados pela companhia. A CPTM tem 89 estações em 22 cidades, a maioria na Grande São Paulo.


Panes


Os deputados estaduais do PT protocolaram, no dia 29 de março, representação junto ao Ministério Público Estadual para abertura de inquérito solicitando apuração das irregularidades na prestação do serviço da CPTM e as responsabilidades dos gestores públicos nos acidentes e panes ocorridas.


A CPTM registrou, em média, uma ocorrência grave por semana neste ano. Dados da companhia divulgados revelam que, até 22 de março, houve 13 panes que afetaram de algum modo a circulação de trens. Com as panes ocorridas na linha 7, nos último dias 27 e e 29, o número sobe para 15.


A representação assinada pelo líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo,Alencar Santana, solicita a realização de uma perícia que afira as condições em que se encontram os serviços da companhia e se verifiquem as inadequações e providências necessárias para se equacionar os problemas.


O documento requer, também, que seja apurada se a falta de investimentos, por parte do governo do Estado, para a ampliação dos serviços acarretou a superlotação e constantes falhas que produziram transtornos e afetaram a segurança dos usuários e dos funcionários, colocando em risco a vida e a integridade física das pessoas.


Cortes no orçamento


Levantamento no SIGEO - Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento - apontam que em 2012 foram cortados do orçamento da CPTM R$ 183 milhões nos investimentos para a linha 7 - Rubi que foi palco de um verdadeiro caos ocorrido nesta quinta (29/3).


Outros documentos da CPTM enviados à Assembleia Legislativa e que tratam da proposta orçamentária 2012, elaborada pela companhia para o governo do Estado a respeito dos investimentos necessários mostra a necessidade de recursos de R$ 1,75 bilhão.No entanto, o governo apontou na sua proposta Orçamentária R$ 1,05 bilhão, ou seja, cortou R$ 700 milhões do orçamento da CPTM.


Fonte: Por PT ALESP, com informações do jornal O Estado de S. Paulo 

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