CPTM altera embarque da Linha 7-Rubi na Estação Luz

Desde hoje os usuário da Linha 7-Rubi tem uma novidade no embarque na estação Luz, os trens vindos de Francisco Morato estão estacionando na plataforma 2 onde é recolhido e retornando pela plataforma 1, (antiga plataforma da Linha 10-Turquesa) onde presta serviços até a Estação Francisco Morato. 


Com a mudança a parte central da Estação Luz (Plataformas 2 e 3) estão sendo usadas somente para o desembarque dos usuários, a mudança ajuda a evitar conflitos nas escadas ou até mesmo brigas como uma ocorrida na semana passada onde dois usuários acabaram brigando por motivo de esbarrões ao sair do trem e atrasou a partida do trem em 20 minutos, (o desembarque melhor) foi uma das medidas que a CPTM adotou para  ajudar no desembarque dos usuários na Estação Luz, mesmo assim grande parte dos usuário não respeitavam e desembarcavam por todas as portas.


Por outro lado o desembarque na estação Luz ficará horrível no horário de pico, além do tumulto enfrentando para descer as escadas  ainda tem os usuário que deseja ir para a Linha 7 terão que descer no meio da multidão.


Desde de Abril os trens da Linha 10-Turquesa deixaram de ir até a estação Luz, a princípio era só para obras e depois a Linha 10-Turquesa iria retornar para a Estação Luz. e hoje a CPTM optou em deixar os trens da Linha 10-Turquesa definitivamente na Estação Brás. Um dos motivos para a mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.


Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar do Brás até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.


Segundo o Secretário Jurandir Fernandes "Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes.

Segundo usuários do sistema, a transferência para o Expresso Leste faz com que o tempo total do trajeto seja aumentado em até 20 minutos nos horários de pico.
A CPTM informa que a Linha 10-Turquesa é utilizada por aproximadamente 370 mil pessoas nos dias úteis. Também de acordo com a companhia, cerca de 400 mil pessoas circulam todos os dias pela Estação Luz. O terminal oferece acesso às linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e 7- Rubi e 11-Coral, da CPTM.

Diário da CPTM

10 comentários:

Narita disse...

"Segundo o Secretário Jurandir Fernandes "Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes"

Mentira, nunca vi um agente da cptm perguntando sobre esse assunto durante o horário que eu uso(Horário de Pico), Quem precisa ir para linha verde, não necessita ir até a luz pode até estar satisfeito. Eu e Muitos outros que realmente precisam ir até a Luz que sentimos o transtorno que é pegar um trem nos horários de Pico na direção Brás-Luz e Luz-Brás, é revoltante ter que entrar em 1 trem lotado para ir uma estação de trem de distância.

Rizzo disse...

Essa pesquisa de satisfação é a coisa mais mentirosa que já vi a CPTM fazer.

82% de -->SATISFAÇÃO<--? Sério?

Quantas pessoas foram entrevistadas? Em quais dias? Em quais linhas? Em quais horarios? Elas usam todos os dias os trens ou só de domingo?

E o mais importante: essa entrevista foi feita com pessoas que usam os trens da CPTM ou foi feita com motoristas parados no farol na rua? Ou quem sabe em uma realidade paralela?

Porque a superlotação e os adicionais 30 minutos no meu trajeto, que antes levava 1h15min, dizem o contrário dessa pesquisa.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a fonte deste secretário cara de pau, em afirmar que 82% dos usuários estão satisfeitos com esta baldeação no Brás para a Luz e vice-versa. Pois todos os dias vejo cenas lastimáveis de pessoas se acotovelando-se, empurrando-se para embarcar... Tenho certeza que a excelentíssima esposa, mãe e filhos deles não precisam usufruir desta maravilha de transporte publico oferecido... Talvez eu como usuário, esteja vendo mal e não consiga ver as tão aguardadas melhoras na linha... Se as linhas fossem até a Barra Funda e utiliza-se este museu de estação Luz apenas como passem agradaria mais gente, talvez 100% dos usuários, pois este lixo de solução que foi apresentado hoje não serve. Tenho certeza que com o salário que ele recebe do Estado, as custas dos nossos impostos daria para apresentar coisa melhor.
Vergonha e decepção!!!! São os meus sentimentos...
Gostaria também que eles apresentassem a autorização dos Corpo de Bombeiros liberando as estações para uso, pois tenho certeza que se fosse uma estação privada, não teria liberação, pois é impossível em caso de emergência conseguir escoar os usuários sem que ocorra um massacre nas escadas...

JOSÉ MARIO disse...

Nós, usuários da Linha 10 Turquesa, convidamos o eminente Secretário Jurandir para que, juntamente com seus familiares, embarque às 18 h na estação Luz para depois fazer a baldeação no Brás. Com certeza ele estaria entre os "18% descontentes" . Circulo pela Linha 10 todos os dias e não vi ninguém fazendo pesquisa. Mentir é feio Secretário. Deveriam ser transperentes. Cadê o comunicado oficial da mudança. Usaram a obra para enganar os trouxas? Já tá na hora dessa porcaria do PSDB vazar do estado de São PAulo.

Anônimo disse...

Na minha opinião, não faltando com respeito aos demais usuários, que não concorda com o atual sistema adotado pela CPTM da linha 10 turquesa, de fazer final na estação Brás e retornando. Para mim ficou mais cômodo para o embarque sentido Bibeirão Pires, pois na Luz éra uma mulvuca só, e a lerdeza dos trens então dessa linha 10, só para partir daquela estação Luz era uma lerdeza só. De fato preciso utilizar a linha coral para eu realizar a transferência para a linha turquesa no Brás, mas como a CPTM adotou o sistema "desembarque com mais segurança utilizando a primeira porta de cada carro para desembarcar no Brás", ficou melhor para eu sair do trem. Não adiantaria nada esses trens irem até Barra Funda, porque hoje não tem estrutura, pois esses trens iriam trafegar mais ou menos 10 ou 20Km/hs.e aguardando a tal movimentação do trem a frente. Não tem linha suficiente para os trens trafegarem sentido Barra Funda e, isso o governo jamais irá investir nesse momento. Eu embarco na estação Lapa, e que eu percebi é que o tempo de percuso da linha rubi, está mais rápido para a estação Luz, e para mim melhorou muito, e o expresso leste, apesar de muito lotado ele sempre foi mais rápido que os trens da linha turquesa no percursso até ao Brás,sem dúvida,dou em exemplo disso, porque enquanto saiam de dois a três trens da linha coral, saia um da linha turquesa sentido a estação Brás. Peço Desculpas aos demais usuários, mas se for analisar ficou mais seguro esse sistema, porque na luz com cereteza teríamos mais acidentes sim. Mas vamos aguardar, quem sabe teremos mais projetos em nosso benefício. Quero acreditar nisso.

Abraços

Anônimo disse...

Entendo o contentamento do usuario acima , mas ele esquece que rapidez é uma somatória de fatos e fatores.Primeiro: Se vc desce no Bras e vai pegar a escada rolante , que muitas vezes está parada , vai atravessar para a plataforma do espresso leste , voce ja perdeu tempo , até porque nem sempre é possivel pegar o primeiro trem para a Luz.Depois desce-se na Luz e novamente é preciso pegar outra escada rolante e atravessar para outra plataforma e lá se vão mais 5 minutos, no minimo , sem contar que , se voce perder o trem tem de esperar mais 10 minutos.Contando isso daria , no minimo do minimo, 20 minutos de tempo perdido e , se o trem fosse direto , voce ja estaria lá na Lapa onde disse que desembarca.Voce vê aonde se perde tempo? Outra coisa é que o desembarque lá no Bras vai das 17 as 19 e o horario de pico é maior do que esse , portanto não podemos nos ater somente a um detalhe e sim ver o conjunto da obra , afinal de contas , são milhares de pessoas que utilizam esses trens.Alem do que o desembarque é seguro,mas o embarque na Luz não .Nas duas questões temos que observar tambem que temos condições fisicas para subir e descer escada , para vencer o empurra empurra de se levar os passageiros da linha 11, linha 12 e linha 10 no mesmo trem, mas e quem não tem essa saude toda?Esses a gente deixa de lado , não é? Sei que voce externou sua opinião em relação a voce , mas lembre-se que seus familiares , seus amigos e parentes podem ter de usar esse esquema mirabolante e , ai sim as coisas serão diferentes.Mas , admiro sua opinião , só acho que devemos ver a situação para muitos.Abraços

Anônimo disse...

o Usuario contente se esquece que a modernização da via tinha essa finalidade, reduzir o tempo do trem parado na estação, agilizando o embarque e desembarque. Olhe as fotos cara, o tanto de gente que tem pra embarcar no expresso leste. E vc vem da Lapa ainda, gosta de fazer baldiação hein. Fica pulando de trem em trem a cada estação. Nossa muito comodo pra vc apenas

Anônimo disse...

Como usuario da linha 7, eu aprovei a mudança na linha 10. A estação luz de fato nao tem estrutura para abrigar 3 linhas de trens, a plataforma central tava ficando superlotada com embarque e desembarque da linha 7 e desembarque da linha11 colocando em risco os usuários. No incidente de briga citado pelo secretário, eu estava presente e a tendeoncia era fatos como este, ocorrer com mais frequência.Entendo que teve muitas pessoas da linha 10 prejudicadas, mas também teve muitos usuários da linha 7 beneficiádos.

Anônimo disse...

O Sr. cidadão que disse que sou o Usuário contente e que gosta de fazer baldeação e pular de trem em trem a cada estação, pois bem, sei que você ficou chateado sobre meu relato, peço até desculpas, mas moço,não sei se você é usuário da linha rubi, eu creio que não, porque para aceitar tamanha demora para chegar até a luz e aguardar a tal movimentação do trem a frente e ainda aguardar liberação de plataforma, é cruel demais, é impossível aceitar isso, quando fui fazer reclamações no atendimento ao usuário, ali já tinha outras pessoas fazendo o mesmo todos os dias, as vezes eu desistia, por tanto desanimo. Meu rapaz, eu vou explicar melhor e espero que me entenda, e que você não fique chateado sobre minha opinião. Veja: Quando eu embarcava no trem mais ou menos 18:15hs na Lapa, esse até a barra funda demorava a gastar em torno de 20 minutos parava antes da estação e quando esse conseguia estacionar, aguardava ordem de partida, isso tudo super lotado ,e depois esse mesmo trem quando liberado a sua partida, circulava em torno de 10 ou 20km/hs rumo a Luz, e para piorar depois ficava parado por até 40 minutos ou mais, aguardando liberação de plataforma, é difício de acreditar, mas é verdade. Depois para eu ultilizar a linha turquesa também outra morosidade por parte dos trens, isso você lembra né? Porque enquanto saia 2 ou mais trens da linha coral, partia um da turquesa. Hoje quando embarco no mesmo horário,com toda essa baldeação e pula de um trem para outro como você disse, gasto 20 a 25 minutos, isso eu já dentro do meu trem com destino a Ribeirão Pires. Antes eu gastava 1h e 15 minutos aproximadamente, degastante demais. E mais, quantas vezez de manhã, esse nosso trem da turquesa também aguardava a tal liberação de plataforma na Luz, perdíamos tempo também nessa linha. Seria ótimo se tivesse mais platformas, duas para cada linha, aí sim ficaria bom, mas como disse, o governo não se interessa em investimento. O expresso leste é lotado sim, concordo plenamente com você, pois ultilizo sempre, mas como eu disse, a cptm adotou o sistema para desembarque no Brás ultilizando a primeira porta de cada carro, ficou mais fácil, muita gente não embarca as vezes no 1º trem, porque querem conquistar um assento no próximo trém, vai cheio sim, mas é rápido e é uma estação só que tenho que aguentar. Todo esse trajeto que hoje eu faço, o tempo é muito menor e sem parada do trem durante o seu percursso. Do jeito que você relatou sobre minha opinião parece que que foi um afronta de minha parte, mas não foi,tenha certeza disso. Um abraço e, que você e sua família, fique com DEUS.

Anônimo disse...

O Sr. usuário que disse, "Entendo o contentamento do usário acima",pois bem, como eu disse ao outro colega abaixo, você irá ver o meu relato sobre o novo sistema de operação dos trens. Do que adiantaria eu perder horas dentro de um trem se hoje, mesmo me transferindo de um trem para outro, eu perco somente 20 a 25 minutos, eu já dentro do trem de Rio Gde da Serra, creio que você não é usuário da linha 7, como disse ao outro colega hoje eu não gasto mais que quinze minutos no trecho da Lapa a Luz, e antes gastava muito mais, em torno de 50 minutos a 1 hora, isso para chegar até a Luz, depois eu tinha que ultizar os trens da turquesa, e você sabe que ele não partia tão logo, saia 2 trens do expresso leste enquanto partia um do nosso, e quando eu vinha de manhã para Luz então, quantas e quantas vezes tivemos que aguardar a tal liberação de plataforma, fora a morosidade que o trem vinha para a Luz de manhã. E você também disse que temos condições físicas para subir e descer escadas para vencer o empurra empurra e, que pessoas da linha 11, 12 e 10 do mesmo trem, mas que não tem essa saúde toda, certo? Pois bem, você acha justo que essa pessoas com saúde debilitada que também ultiliza a linha 7 sofra com todo esse transtorno? Você não acha que seria um desrespeito com os usuários da linha 7? Esses usuários não tem os trens confortáveis como o nosso com ar condicionado, silencioso e não tão lotado como os deles. Os trens novos infelizmente o que me disserm, que não deu muito certo neste trecho, devido muitas curvas e subidas ao longo do trecho rumo a Jundiaí. Eu também tenho problemas no meu joelho, só o meu joelho hein, e os idosos, mulheres principalmente as gestantes pessoas com deficiencia, eu já presenciei muitas vezes essas pessoas que ficavam no meio do salão do trem lotadérrimo, que nem tinha como chegar próximo a um assento de tão lotado e ainda com velocidade de 10km, e quando esse trem parava entre as estações então, e aí é que te pergunto, não é para parar e refletir sobre esse fato? Eu penso sim nas pessoas, porque todos nós usuários dos trens da turquesa queremos que ele venha para Luz e o da linha 7 venha até a Barra Funda, também lá irá ser uma muvuca só nas tranferências, lá tem o metro, tem a linha 8, e o terminal de ônibus, será que ninguem pensa que os usuários da linha7 denpende muito desse trem? Pois quando tem problemas técnicos na linha, eles não tem outra opção para chegarem ao seu destino a não ser o trem, e muito deles já faz uma transferência em Fco Morato, e teriam que fazer uma nova transferência na Barra Funda novamente para irem até a Luz, aí é que temos que pensar nos outros , não é verdade? Sem demagogia, quando puder, vê se você faz uma viagem nesses trens até Franco da Rocha ou até o final Jundiaí,se puder, verás o sacrifício que essas pessoas saudaveis e não saudaveis o quanto sofrem, e depois vocês acham que tem que voltar no sistema antigo, ai não dá. Lembrando que hoje a cptm disponibiliza de uma escada rolante a pessoas especiais na luz, não podemos só criticar a empresa, você não sabe, no tempo da cbtu o lixo de transporte que ela nos oferecia, até parecia que tinha parceria com cemitérios, batedores de carteira assaltantes,e tinha sujeira de sobra, pois a cbtu não se importava com ninguém mesmo, era triste, e hoje até que melhorou muito, você não faz nem idéia. Mas não leve a mal sobre minha opinião, se puder vá um dia até a Lapa ou Agua Branca e retorne até a luz, e verás que o percursso do trem está bem mais rapido. Um abraço a você e fique com DEUS.

Visitas