CPTM decide manter a linha 10 até a estação Brás

A Estação Brás, na região central da Capital, deverá ser o destino final da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que vai até Rio Grande da Serra. Até agosto, as composições encerravam a viagem na Luz, quando o trajeto foi interrompido em função de obras de modernização na via férrea. As intervenções já foram concluídas, mas até agora o trajeto entre o Brás e a Luz não foi retomado.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, reconhece a possibilidade de que os trens passem a parar no Brás definitivamente. Um dos motivos para a possível mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.
"Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes.
Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.
Segundo usuários do sistema, a transferência para o Expresso Leste faz com que o tempo total do trajeto seja aumentado em até 20 minutos nos horários de pico.
A CPTM informa que a Linha 10-Turquesa é utilizada por aproximadamente 370 mil pessoas nos dias úteis. Também de acordo com a companhia, cerca de 400 mil pessoas circulam todos os dias pela Estação Luz. O terminal oferece acesso às linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e 7- Rubi e 11-Coral, da CPTM.

30 comentários:

Anônimo disse...

É uma vergonha dizer que foi feita pesquisa e quem aprovou é quem não vai até a Luz.Quer dizer que , a qualidade do serviço só é prestada para quem para na metade da linha.Os outros passageiros não tem importancia,pois para essa "minoria" o serviço pode ser o da pior qualidade.Gostaria que o Secretário e os demais representantes da CPTM fossem até a luz as 18:00,oriundos la da rua Jose Paulino , onde trabalho,subissem as escadas rolantes que ficam paradas devido a multidão se acotovelando para chegar la em cima e entrassem no trem da linha 11,descessem no Bras para prosseguir viagem , ao inves de pegarem seus carros com motorista particular e irem para casa tranquilos, depois de consultar as pesquisas.Aí sim eles iriam participar da pesquisa propria de como o meio de transporte que eles administram é ruim.FAçam isso.Bom passeio aos senhores.Espero que gostem.

Charles Souza disse...

Como que pode ser 82%
Duvido, viu a maioria dos usuários reclamam da linha 10 parar no Brás e vocês me dizem que só 18% estão descontentes. Investem em obras para piorar o serviço.

Anônimo disse...

Impossível que 82% dos usuários estejam aprovando a mudança... esse número saiu da cartola de alguma cabecinha brilhante, é realmente uma vergonha... desafio a vocês encomendarem a pesquisa com uma instituição séria e ver a resposta...

Anônimo disse...

Não existe um bom motivo para a linha 10 não voltar a Luz.
Falar que o intervalo dos trens diminuiu, bem, a obra foi feita para diminuir o tempo de viagem até a Luz, logo o intervalo entre os trens não vai aumentar tanto.
Falar que a linha 10 vai lotar a Luz, também é mentira, pois quem precisa mesmo ir a Luz faz a baldeação no Brás e vai de expresso, logo não deve aumentar tanto o número de pessoas na Luz.
Vantagens a linha 10 na Luz.
Maior conforto e velocidade para os usuários da linha 10 e 11.
Diminuição do tempo de desembarque do expresso no Brás e na Luz.
Acho que a CPTM deveria ao menos voltar a linha 10 por período de testes, aposto que as vantagens da linha 10 na Luz superam as desvantagens.

JOSÉ MARIO disse...

Não vi ninguém da CPTM fazendo pesquisa, muito menos acredito nesses números, que 82% está contente. Mais uma vergonha, que é a cara desse governo do PSDB. Convido o senhor Secretário a comparecer, ou melhor, embarcar num trem do expresso leste na estação Luz para ver o caos que é.

Anônimo disse...

Serviço caro e de péssima qualidade, pesquisas compradas e muita manipulação.

Ah é, estamos no Brasil. Não bastasse seccionamentos de linhas de ônibus, agora, de trem também.

Incompetentes.

Anônimo disse...

Sinceramente eu penso q os trens da linha 10 deveriam voltar a ir até a Luz, mesmo com a linha amarela em funcionamento!! É um tremendo absurdo acabar a reforma e não normalizar o serviço. Vejo tb pessoas q não gostam de fazer baldeação com a linha coral. A linha turquesa mais ajuda q atrapalha!!!

Charles Souza disse...

è pessola vamos ter de reclamar mesmo,se quisermos a linha de volta a Luz, porque a Cptm já táquerendo colocar a Linha 7 nas duas plataformas, assim como a 11, dando outra utilidade para a via utilizada pela linha 10 na Luz, ai vão ser mais desculpas para segurar a linha no brás.

Esse negócio ai de que o intervalo de trens diminuiu depois que passou a sair do bras não é vantagem pros usuarioas, pois a obra na luz tinha essa finalidade, diminuir intervalo entre os trens. Muito contraditório essa versão do secretário dos transportes, bem como essa pesquisa, que não condiz com a realidade, as pessoas que utilizam tamanduatei e bras não iriam reclamar porque pra eles nada se alterou, lembrando que a luz está situada bem ao centro de são paulo, tendo maior importancia e relevancia para os usuarios chegarem até este ponto, a estação bras apesar de estar na região central, está bem longe do ponto central. A estratégia de suprimir 3 linhas em 1 no Brás para a Luz é péssima, não ajuda a conter o fluxo, mas sim em retardar a chegada de pessoas ao seu destino,o q gera mais tumulto de trasntornos aos usuarios.



acessem esses links e postem sua reclamação lá tbm, vamos fazer barulho, mostrar que estamos descontemtes com a mudança e chamar a atenção ! Só assim pra conseguirmos algo

Vamos lá gente, dá uma força aí

http://cptmemfoco.blogspot.com/2011/12/cptm-decide-manter-linha-10-na-estacao.html?showComment=1324131817533#c5768793948984212630

http://www.dgabc.com.br/News/5931185/ir-de-trem-do-abc-atea-luz-vira-tormento.aspx

face: http://www.facebook.com/CPTM.FANPAGE

twitter: http://twitter.com/cptm_oficial

secretaria de transportes: http://www.stm.sp.gov.br/

Emails:
http://www.stm.sp.gov.br/index.php/contatos

No Twitter dá uma força com a tag
#L10naLuz

meu twitter @charleslvs

Anônimo disse...

Esse Jurandir Fernandes é um palhaço mesmo! As manifestações dos usuários da Linha 10 é impressionante quando se diz que a estação Brás será utilizada como terminal. E este sujeito ainda diz que fez pesquisa? Com quem? Este infeliz utiliza trens? Acho que não... porque ele utiliza o seu Toyota Corolla com todo conforto e utiliza o estacionamento da CPTM com uma vaga exclusiva. Lamentável...

Anônimo disse...

Isso é reflexo do que o governo do PSDB gosta de fazer com a população, fazer ela sofrer... as obras de "melhoria", não passaram de uma enganação para a população se acostumar sem o trem ir até a LUZ... Por isso que não voto em ninguem, mas ninguem mesmo desse partido(PSDB)... a unica coisa q sabem e dificultar a vida da população e facilitar as dos ricos... Pode se ver claramente quando o PT tirou o poder deles... se a vida da população nao melhorou...

Marcos disse...

A Luz, com 4 plataformas, só pode mesmo atender 2 linhas. Estava tentando atender 3 linhas, a saber: Morato-Luz, Luz-Mauá, Luz-Mogi das Cruzes. Mas antes eram mesmo só duas linhas, Morato-Mauá e Luz-Mogi. A linha Morato-Mauá foi desmembrada em “linha 7” (Morato-Luz) e “linha10” *Luz-Mauá) e ficou parecendo uma melhoria tipo “metrô” (mas mesmo sindicato e mesmas composições). Na prática a Luz continuou com 4 plataformas... e as “3 linhas” não couberam mesmo....
O interessante é que, se pensada como sistema na metrópole, a CPTM tem em seus trilhos (que não sofrem descontinuidade nem na largura da bitola – 1.60m) solução de grande mobilidade, a saber:
- A linha 8 vem de Itapevi, passa pela Barra Funda e vai a Júlio Prestes.
- Da Barra Funda deveriam sair os trens da linha 11 que passando pela Luz iriam a Mogi das Cruzes.
- E pela Barra Funda deveriam passar os trens da linha reunificada “7 e 10” Morato-Mauá.
Assim, vindo de onde viessem, os usuários metropolitanos teriam um amplo terminal de conexão para as 3 linhas – já existente – na Barra Funda. Para o usuário uma solução prática de um só ponto de “sobe-desce” escadas, com entendimento simples por serem só 3 linhas de grande abrangência na metrópole.
A Luz continuaria com os mesmos usuários de sempre, pois as alterações anunciadas na matéria diminuíram a mobilidade, mas não diminuíram as suas necessidades de deslocamento. A Luz só seria ponto de conexão obrigatória para as linhas 1 e 4 do metrô. Menos gente nas escadas....
Desapareceria do sistema o “número10”, que poderia ser reciclado em nova linha de metrô na região sudeste...
Solução futura melhor para a Luz, do tipo que se vê no exterior, seriam só duas linhas, Morato-Mauá e Itapevi-Mogi. (Linhas “A” e “B”). Solução a ser trabalhada pelos sindicatos, talvez.... E de fácil entendimento para quem viesse ao Brás pela segregada linha “C” (Suzano-USPLeste-Brás).
E os trens continuariam lotados.... (sem perda de receita).

Anônimo disse...

VINDO DA CPTM, PODE-SE ESPERAR TUDO. SABEM O ACIDENTE RECENTE QUE MATOU 3 FUNCIONÁRIOS? SABEM O QUE A CPTM FEZ? DEMITIU OS DEFUNTOS PARA NÃO PAGAR O SEGURO. SE COM FUNCIONÁRIOS ELA AGE ASSIM, IMAGINE COM USUÁRIO.

Anônimo disse...

Engraçado esse secretário.Dizer que o trem não vai até a Luz por causa da linha amarela é admitir que,após 16 anos de PSDB administrando o estado só agora se descobriu que o METRO iria passar por ali e a estação não comportaria essa gente?Se não conseguiram ver isso por que não planejaram melhor?Isso seria o mesmo que dizer que não tiveram competencia para ver isso em 16 anos.Pior ainda é informar uma coisa e fazer outra,pois colocaram cartazes nos trens dizendo que era até o final das obras que o trem não iria até a Luz,mas quando finalizasse sim.Parece que era mentira,tanto é que retiraram os cartazes.Ou seja , mentira aqui,mentira ali e vamos construindo uma pinocolandia ferroviaria.Ha investimentos em todas as linhas ,menos na 10.Ha trens novos em todas as linhas ,menos na 10,Havia um trem expresso na 10 agora não tem mais.Ou seja,deixa assim que o povo do ABC não vota no PSDB.Quando se alarde na imprensa que diminuiu o tempo de percurso, isso tb é mentira para o usuario da linha 10.Fica aqui só uma pergunta ao "cabeça" de tal invento.Os usuarios do ABC,quando o trem da linha 11 der problemas farão o que?Terao de ir de METRO?E a CPTM?Ficará como empresa de segunda categoria?Antes pediam aos usuarios da linha12 pegarem como opção o trem da linha 10 , agora querem colocar todos no trem da linha 11.Ora! Ta na hora de repensar esse modelo , ou passar a chuteira para quem está interessado em melhorar o sistema.

Anônimo disse...

A CPTM está participando de um programa sério.
"O PROGRAMA DE PIORIA CONTINUA" , bem ao contrario do outro que visa melhorar as coisas.
Quem fez isso esquece que , no site da CPTM , está escrito que , a melhoria e a qualidade do serviço é prioridade para a CPTM.

Ou ele não sabe ler ou esqueceu que o programa era outro.

Parabens a(S) pessoa(s) que idealizam , alteram as coisas para pior e pior , esquecem de por uma virgula entre o 8 e o 2 , pois só falta isso para deixar a pesquisa verdadeira.

8,2%

Lexy Soares disse...

As únicas pessoas que vi parando os passageiros foram as moças que vendem chip de celular. Foram elas que fizeram as entrevistas? Então, foi só com quem comprou o chip, pois eu não dei minha opinião pra ninguém.

Anônimo disse...

Estão protegendo o pessoal da Via4 isso sim!!!

Anônimo disse...

curtam a pagina do facebook

www.facebook.com/linha10naluz

vamos mostrar que somos 82% insatisfeitos e não satisfeitos

Celina disse...

Na minha pesquisa, realizada olhando os comentários desse blog, 100% dos usuários afirmam que os serviços pioraram com a mudança da linha.

Estou com Charles que diz que precisamos nos unir. E gostei do comentário do Marcos: "A Luz continuaria com os mesmos usuários de sempre, pois as alterações anunciadas na matéria diminuíram a mobilidade, mas não diminuíram as suas necessidades de deslocamento. A Luz só seria ponto de conexão obrigatória para as linhas 1 e 4 do metrô. Menos gente nas escadas...." No meu caso, agora pego duas escada na Luz (Já que mudaram o embarque para Morato para a plataforma 1.)

Por que a CPTM fez isso, gostaria de uma resposta real. Os intervalos dos trens não estão menores (pelo menos no horário em que eu pego). O que de fato motivou essa mudança? Quem é que ganha com isso? Uma vez que os usuários das linhas 10 e 7 só perdem.

Mario Bandeira disse...

Por que a CPTM não convida o ex-jogador Ronaldo para realizar o trajeto no horário que utilizamos?
Para me deslocar de Mauá até a estação Imperatriz Leopoldina, agora são 04 trens,ou 02 trens e 03 metrôs superlotados e 25 minutos a mais.
É a CPTM mais uma vez privilegiando as regiões mais nobres (Butantã, Morumbi,etc).
Não seria o caso de acionar o Ministério Público, uma vez que houve gasto de dineiro público para uma reforma de trilhos não utilizada? (apenas a linha Rubi está utilizando parte da via para manobras).
E essa pesquisa? Podemos ter acesso?

jaqueline disse...

Pessoal, me mandem e-mails para jaquinha_xdr@hotmail.com, vamos nos unir contra estas palhaçadas, eu iriei começar com um pessoal uma campanha contrra estas palhaçadas, vamos protestar, panfletar, colocar nariz de palhaço, pq do jeito q tá não da...

Anônimo disse...

Acessem, curta e ajude a divulgar para que possamos ter adesão ao protesto e chamar atenção. Não vamos nos calar


facebook.com/linha10naluz

Gerson DeCampos disse...

Parabéns pela incompetência sr secretário de transportes metropolitano do estado.
A chamada melhoria é vista claramente, antes Sto André-Lapa, fazia em 50 minutos, era só um trem; hoje são 4 trens, 3 baldeações e muito corre-corre em escadas,para chegar ao destino em 2 horas.

Só tenho que agradecer, minha vida melhorou muito.

Anônimo disse...

Esse Secretario acredita em cada coisa.Só ele mesmo para acreditar em uma pesquisa duvidosa dessas,pois se , quando tudo ia bem não chegava perto disso como que , por milagre isso acontece?Ou ele se chama GEPETO e tem uma serie de PINOQUIOS trabalhando por ele ou somos BOBOS DA CORTE.Por que, agora depois do incendio ,eles não colocam o trem da linha 10 indo até a Luz para desafogar o METRO do Bras e deixar duas opções para os usuarios?É porque a mentira que sustentam não pode ser descoberta,uma vez que ainda dizem que a linha 10 está em reforma.Com tantas mentiras circulando , basta não esquecermos de trabalhar essas verdades na epoca da eleição e escolher outros governantes que farão uma limpeza nessa empresa de segunda categoria.Assim esses penduricalhos do serviço publico terão de pegar seus carroes importados que usam para ir"trapalhar" em suas garagens.Parabens CPTM por nos mostrar a empresa de segunda categoria que é.Empresa pifia e mentirosa.Parabens Bandeirola por mostrar o que não é real.

Anônimo disse...

Atitude ridícula. Ao invés de aumentar as integrações a estão cortando!!! E pior é ainda sinalizar essa burrice como melhoria!!!

André disse...

A justificativa da companhia, além de infundada é totalmente incoerente. Se 82% das pessoas estão contentes com a alteração, obviamente são passageiros que não vão até a Luz. Se apenas uma minoria segue viagem até a Luz, o impacto na quantidade total de passageiros é muito pequeno, o que não justificaria a mudança.

Anônimo disse...

COMO SEMPRE EH A POPULAÇAO Q SE FERRA.ELES SEMPRE FAZEM O Q ELES ACHAM MELHOR PARA ELES NAO PARA AS PESSOAS Q SOFREM ANDANDO NESSES TRENS IMUNDOS SENDO Q ELES GANHAM MILHÕES...

Anônimo disse...

Ridiculo, quem respondeu essa pesquisa com certeza não pega trem e esse mané desse secretário não serve pra nada mesmo... queria ver ele tentando entrar no trem que vem de Guaianazes... afff

Anônimo disse...

Enquanto não fizermos nada esses secretários continuarão a levar um por fora inventando obras ridiculas, gastando do nosso dinheiro e nos prejudicando... e se duvidar galera ainda devem rir da nossa cara enquanto tomam sol em sua bela piscina e o moderador que é outro como nós ainda tem que excluir certar mensagens pra proteger quem não vale nada... INDIGNAÇÃO essa é a palavra.

Anônimo disse...

Alguem que conheça alguem de alguma Tv (Globo,Sbt etc)poderia pedir que jogasse na midia essa obra sem cabimento,pois como reformar trilhos e rede eletrica para depois nao usa-la?.Alem disso somos varias cidades na rota para a estação Luz,precisamos do apoio dos politicos das nossas cidades,quem sabe então voltar ao que era.

Da Homie Mixes disse...

Passar o final da linha 10 [Turquesa] para a estação do Brás foi ridículo, a decisão mais desacertada dos últimos tempos. Isso atrapalha muito quem tem que ir ao centro da cidade, a transferência para o metrô na luz era muito mais rápida. Quem precisava usar a linha vermelha já descia no Brás e quem usa a linha azul agora ficou sem opção, a não ser fazer uma baldeação a mais. Com certeza os brilhantes engenheiros e diretores que tomam essa decisão ou suas santas mães não usam o trem nem metrô. Boa parte do fluxo se desviou para a estação Tamanduateí, que não tem estrutura para essa demanda, somente uma escada e a plataforma da CPTM mais estreita. O certo é que os trens da linha 10 possam ir ao menos até a Barra Funda, já que podem seguir até pelos mesmos trilhos.

Visitas