SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Horário: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Carregando...
Atualizado em: 12/08/2025, 16:31
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

TESTE 2

1

Carga da MRS está impedida de passar por São Paulo


Composições da MRS Logística estão impedidas desde domingo (25) de passar pelo município de São Paulo. A ferrovia utilizada pela companhia está interditada devido ao risco de desabamento de um edifício próximo à linha.

Segundo informações, a MRS está impedida de transportar diversas cargas pelo trecho. O caso mais crítico é de minério de bauxita para a fábrica de alumínio da Votorantim Metais - CBA, que fica próximo de Sorocaba (SP). São dois embarques por dia, totalizando 5 mil toneladas da matéria-prima.

A assessoria da Votorantim Metais informou desconhecer o fato e declarou que a "fábrica da empresa [no município de Alumínio] opera normalmente". A antiga CBA tem capacidade de produzir 480 mil toneladas ao ano do metal, o que exige mais de 5 mil toneladas por dia de bauxita para suprir as linhas de produção de alumina.

Procurada, a MRS informou que realmente está impedida de transitar e que "aguarda uma solução da CPTM, dona da linha, junto às autoridades, como Defesa Civil" para retomar a normalidade do transporte nesse trecho. O Valor apurou que outras cargas, como aço da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) oriundo de Volta Redonda (RJ) com destino a Campinas (SP) e ao sul do país, também estão afetadas, além de areia e enxofre.

Os trilhos usados pela MRS pertencem à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - a CPTM, empresa do Estado responsável pelo transporte de passageiros por ferrovias de superfície. Além das cargas da MRS, trens da própria CPTM estão com restrições de movimentação. Duas linhas (7-Rubi e 8-Diamante), que transportam em média 873 mil usuários diariamente, foram afetadas.

Embora a CPTM tenha restringido a operação no trecho desde quinta-feira, a interdição foi feita oficialmente pela prefeitura na segunda-feira (26) devido ao mau estado de conservação de um edifício que fica ao lado da ferrovia.

O prédio foi danificado por um incêndio que atingiu há uma semana (dia 22) a Favela do Moinho, na região de Campos Elíseos - no centro de São Paulo. A circulação de trens, diz a prefeitura, pode agravar a situação - provocando, inclusive, seu desabamento.

Em nota, a assessoria da CPTM informou que o prédio ameaçado é da antiga Rede Ferroviária Federal e, por isso, está solicitando "providências urgentes" à Secretaria do Patrimônio da União para restabelecer a operação da linha. Entretanto, a secretaria informou ao Valor que o imóvel não pertence à União. O edifício de seis andares teria ido a leilão pelo município em 1999 e hoje seria de propriedade privada.

Informada sobre o posicionamento da secretaria, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que está apurando o fato. No Auto de Interdição, a prefeitura exigiu do proprietário a consolidação (reforma) ou a demolição do edifício. No documento, não foi estipulado um prazo para as providências. A secretaria ainda informou que a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação na Justiça contestando o leilão realizado. Procurada, a AGU não tinha um porta-voz disponível para comentar o assunto imediatamente.

Os problemas que a MRS enfrenta por compartilhar a linha com a CPTM são amplamente debatidos no setor. Em setembro, o Valor noticiou que os governos federal e estadual chegaram a um consenso para construir o chamado Ferroanel, trecho de 66 km entre Campo Limpo Paulista (por onde passam trens vindos de Campinas) e Engenheiro Manoel Feio (a caminho do porto de Santos) que a MRS usaria para contornar a capital. Hoje, as composições de carga só podem atravessar a Grande São Paulo durante as janelas de ociosidade nas operações da CPTM. A própria MRS admitiu, na época, financiar parcialmente a obra, orçada em mais de R$ 1 bilhão.

Fonte: Valor Econômico/Ivo Ribeiro e Fábio Pupo | De São Paulo

Nenhum comentário:

Nossas Redes

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com