SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

CCR estuda participação no projeto do TAV


Depois de o governo federal demonstrar interesse em diminuir os riscos do projeto do trem de alta velocidade (o TAV, ou trem-bala) para aumentar sua atratividade, a CCR finalmente bateu o martelo e vai estudar sua participação no empreendimento. A informação, que chega depois de incertezas sobre o real interesse da companhia no projeto, partiu do seu presidente, Renato Vale. A indefinição fazia com que o projeto sequer fosse mencionado, entre os possíveis negócios futuros da companhia, nas reuniões com analistas e investidores. Em entrevista ao Valor, o presidente do grupo de concessões controlado por Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, diz ainda que não é possível entrar sem parceiros no projeto - que custará R$ 40 bilhões ao todo, de acordo com o governo.

Segundo Vale, a empresa se comprometeu com os controladores e já informou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que vai estudar o projeto quando o edital for publicado. O executivo diz que a remodelagem da concessão - que divide as partes de construção e do fornecimento de tecnologia - tornou o projeto interessante. "Até agora, não tínhamos nos interessado. Mas tem uma terceira modelagem [do edital] que parece interessante. Então agora vamos estudar". Para ele, no entanto, a análise da companhia deve ser feita "com calma". "É um negócio que, se você errar, você quebra."

Também contribuiu para a aceitação por parte da empresa a disposição do governo em diminuir os riscos do projeto. A partir de conversas com grupos interessados, o governo identificou a necessidade de definir três questões: o risco cambial, a garantia de demanda mínima e a forma de compensar o futuro concessionário pelos eventuais atrasos na obra por motivos alheios à vontade do concessionário.

A ANTT ainda não publicou o edital do projeto e a estimativa mais recente do governo é que isso ocorra em fevereiro. A partir da publicação, a licitação da tecnologia do trem-bala será feita pelo menos seis meses depois - em agosto. Só a partir disso é que começa o processo de licitação do construtor da infraestrutura.

Enquanto a analise de sua eventual participação no projeto de infraestrutura mais caro do Brasil nos próximos anos está apenas começando, a avaliação de sua entrada no setor aeroportuário está mais adiantada. Caso um comitê interno da empresa autorize a inclusão do setor em seu objeto social, já está definido: a empresa disputará o leilão dos terminais de Guarulhos, Campinas e Brasília sozinha, sem parceiros. Só depois disso vai buscar sócios para o projeto. Vale não confirma quem pode integrar a sociedade, mas a empresa pode fechar um futuro negócio com Flughafen Zürich, o operador do aeroporto de Zurique, na Suíça.

A possível participação no projeto acontece mesmo com o cenário não tão otimista em relação a 2012. O executivo diz que a previsão é que o tráfego nas rodovias - grande gerador de caixa - cresça em menor ritmo no ano que vem, embora fique em patamar maior que os registrados neste ano. Além disso, Vale acredita que a liquidez do mercado será menor devido à desaceleração econômica e ao receio da crise europeia. Ainda assim, o executivo prevê um custo financeiro menor - esse é o item que mais comprometeu o resultado líquido da CCR neste ano.

O executivo não comentou o caso Controlar, empresa da qual a CCR detém 45% e que é responsável pela inspeção veicular em São Paulo. A Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura da capital paulista abra nova licitação até fevereiro para a escolha da empresa responsável pelo serviço. Segundo o Ministério Público, o serviço foi implantado com diversas ilegalidades, causando "danos ao erário e aos particulares". A CCR diz que o grupo tomou conhecimento da decisão, vai analisar seu teor "e tomar as medidas necessárias". Ainda defende "a qualidade do serviço prestado pela Controlar e os benefícios gerados pela inspeção ambiental veicular".


Fonte: Revista Ferroviária

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