TESTE 7H30

Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Horário: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 07:26:00
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CTBC pode ser alternativa para diminuir a superlotação do Metrô SP


  A outra forma de implantar o CTBC, e a mais radical, consiste na troca de todo o sistema de uma vez . Adotada no Metrô de Londres, no ano passado, provocou transtornos no transporte de passageiros, porque interrompeu o serviço nos finais de semana. 

O Brasil escolheu o modelo espanhol. Além de Madri, Londres e São Paulo, o CTBC está sendo adotado pelos metrôs de Nova York, Paris e Singapura. Em breve, deverá entrar em operação no sistema metroviário de Copenhague, na Dinamarca.


 O CTBC se descata  ainda pela segurança e flexibilidade. De acordo com Garrido, o sistema pode ser implantado em qualquer tipo de metrô, com risco mínimo de pane ou de travamento do sistema intercalado.  ```Não existe a possibilidade de revezes. Se surgir um problema técnico em um dos sistemas, o outro permanece em operação.``

Avanços tecnológicos
  Algumas soluções para atender a alta demanda de passageiros já estão sendo utilizando com eficiência por operadoras ferroviárias. Uma delas é o recurso de condução automática, já adotado no Brasil, na Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo. Outra iniciativa visa das Estações. Entre elas, as portas automáticas que controlam o fluxo de passagem nas plataformas e garantem a pontualidade dos trens.

  Reduzir o tempo de parada do trem nas estações é fundamental para melhorar o processo, mais deve levar em conta uma série de variantes que mudam de acordo com o desenho da linha e da estação. Entra nessa avaliação, por exemplo, a distância entre as estações e a largura da plataforma. Em São Paulo, cada Linha de metrô apresenta uma forma específica de operação, assim como em Madri. ``O sistema CBTC possibilita a exploração máxima de cada um desses sistemas´´, diz Garrido.

  A expectativa do setor, a médio prazo, é que haja um investimento em políticas públicas voltadas para a área de urbanista e mobilidade . ´´Os modelos sustentáveis de sociedade tem a proposta de diminuir os deslocamentos longos  desnecessários´´, diz Garrido. Segundo ele, o transporte público deve dar uma solução ao novo conceito de cidade sustentável. ´Essa visão global permitirá que no futuro tenhamos cidades   mais próximas dos anseios dos cidadãos.   Foto Estação Palmeiras Barra Funda



 O CBTC é um sistema de controle automatizado para caminhos de ferro que garante o funcionamento seguro dos veículos ferroviários utilizando comunicação de dados entre várias entidades de controlo que compõem o sistema.
CBTC é um sucessor moderno dos sistemas de sinalização ferroviária tradicional que proporcionam um controle limitado usando circuitos de via, encravamentos e sinais.
tecnologia CBTC faz parte do mesmo campo de convergência de engenharia como a automação dos sistemas de tráfego automóvel. Mesmo que os princípios de controle entre os dois domínios de transporte são bastante diferentes, ambos fazem parte da telemática : um sistema CBTC é baseada em princípios fundamentais, tanto da automação e telecomunicações .

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Um comentário:

Unknown disse...

Os deslocamentos em São Paulo nos horários de pico se caracterizam por grande volume de passageiros em um único sentido. Por que as novas linhas não preveem uma terceira linha expressa, com paradas apenas em estações de grande demanda e de integração? Isso permitiria virtualmente dobrar a capacidade no sentido mais carregado nos horários de pico, dar mais conforto aos usuários e reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre pontos extremos da região atendida.

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