ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de dezembro de 2016

Passagem subterrânea abre dia 10; trânsito tem alteração

A oito dias da inauguração do Túnel 2 do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, a Secretaria Municipal de Transportes divulgou ontem as primeiras mudanças de trânsito no entorno da região central, que permaneceu fechada durante um ano e cinco meses para a realização das obras. A passagem subterrânea deverá ser aberta ao tráfego no próximo dia 10, sábado.

Nesta quinta-feira (1º), a movimentação de máquinas e a presença de engenheiros da Prefeitura e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) indicavam a aceleração do ritmo do trabalho para a conclusão da primeira parte dessa passagem subterrânea, criada para melhorar o escoamento do tráfego na região central.

Haverá mudanças na circulação de veículos e no itinerário de linhas de ônibus que passam pelas ruas Engenheiro Gualberto e Cabo Diogo Oliver.

O quarteirão da Rua Engenheiro Gualberto, entre a Hamilton Silva e Costa e Cabo Diogo será fechado provisoriamente e passará a receber o trânsito local. A mesma via terá mão dupla de direção entre as ruas Afonso Pena e Cabo Diogo.

Também passará a ter mão dupla de direção, a Cabo Diogo Oliver entre a Engenheiro Gualberto e a Salvador Cabral. O quarteirão anterior a esse, até a Rua Casarejos, permanecerá com mão única, no sentido Centro. Daí até a Ponte Grande não haverá outra alteração na via conhecida por receber boa parte do tráfego de entrada da Cidade.

Durante os estudos para as mudanças, foram realizados encontros com comerciantes da região da passagem subterrânea. A principal reivindicação deles era impedir o isolamento desse entorno.

Os preparativos para essas mudanças aconteceram há alguns dias, com outras modificações, como a implantação de mão única de direção em toda a extensão da Rua Casarejos, entre a Rua Presidente Campos Salles e a Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

Esse acesso será uma das principais alternativas para quem trafega entre a Vila Industrial e o Mogilar.

Linhas municipais e intermunicipais que passam pela Rua Engenheiro Gualberto serão transferidas para a Rua Casarejos. Ainda está sendo definida a localização dos novos pontos e abrigos para passageiros.

Uma das medidas já implantadas foi a instalação de um semáforo piscante, reprovada por comerciantes (veja matéria nessa página).

Expectativa

Comerciantes vivem o clima de expectativa, quase um ano e meio depois do fechamento do tráfego de veículos para a construção da passagem subterrânea. Muitos fazem parte de um grupo no WhatsApp, que permitiu uma interlocução entre eles, a Prefeitura e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes. Um dos administradores dessa rede de contatos é o mogiano Mohamed Issa, de 38 anos.

Arquiteto e urbanista que possui uma loja de materiais de construção na Cabo Diogo, ele acredita que, com a abertura do túnel, os comerciantes do lado de baixo da linha férrea serão beneficiados. “Nós estamos batalhando para que as mudanças não isolem o comércio, permitindo que o cliente circule com facilidade por aqui”, disse. A implantação da mão dupla era um dos pedidos dos lojistas, durante a espera pela conclusão do Túnel 1, no sentido Bairro-Centro.

Dono de um comércio de calhas desde 1969 na Rua Hamilton Silva e Costa, o mineiro Expedito Donato Fontana comemora o fim de uma longa espera. “Já era para Mogi ter acabado com isso há muito mais tempo”, acentua, acreditando que o movimento de carros e pessoas será positivo para os lojistas.

Nascido em Ouro Preto, Fontana reside na Cidade desde 1964. Aos 80 anos, ele viu a pequena Mogi crescer até contar, segundo o IBGE, cerca de 430 mil de habitantes. Ele comentou a demora para dar fim à segunda passagem de nível – a primeira, a passagem Oswaldo Crespo de Abreu, ainda conhecida como “Buraco do Padre”, abriu 18 anos atrás.

“Era um atraso, a cancela fechar a cada um minuto para o trem passar, e os carros ficarem todos parados. Desde o prefeito Carlos Alberto Lopes, Mogi espera isso”, lembrou, compartilhando uma ideia particular para reduzir os impactos provocados pela passagem dos trens. “Se fosse o prefeito, eu teria construído um terminal “rodoferroviário” no terreno da antiga Cosim, e os ônibus levavam os estudantes e as pessoas até as universidades”.

Toda a obra está custando R$ 128 milhões, uma bolada a ser paga com recursos municipais e federais. O segundo túnel está em construção e projeta-se a conclusão em meados de 2017.

Ao inaugurar a obra, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) conclui um dos principais projetos viários para a melhoria do trânsito e a modernização do Centro.



E deixa para os futuros prefeitos, as demais passagens de nível que continuarão “fatiando” a Cidade ao meio para a passagem dos trens.

Opinião

Quando começaram os serviços para a implantação de um semáforo piscante no cruzamento das ruas Hamilton Silva e Costa e Salvador Cabral, o comerciante Marcel Dias pensou: “Isso não vai dar certo”.

Há 24 anos proprietário de uma casa de móveis, objetos e quinquilharias ainda em condições de uso, ele perdeu as contas de acidentes registrados no cruzamento, mesmo com a redução do fluxo de veículos, provocada pela interrupção do tráfego para construção da passagem subterrânea. “Se eles deixarem apenas esse semáforo, serão responsáveis pelo que vier a acontecer. Hoje, sem o aumento do trânsito, os acidentes são constantes. Alguns, graves”, comentou.

A cabeleireira Renata dos Santos Alves reforça os riscos enfrentados pelos pedestres. “A faixa é desrespeitada por muitos motoristas”, diz. Segundo ela, são comuns acidentes com ciclistas, motociclistas e atropelamentos.

Funcionário há 10 anos no posto de gasolina Gran Mogi, Tomaz Ferreira Filho teme o aumento das ocorrências. “Já vi fratura exposta e muito sofrimento depois dos acidentes. E eles acontecem durante o dia e à noite. E também temo pelos nossos funcionários porque, em alguns casos, os carros e motos batidos acabam parando dentro do posto”, acrescenta.

Marcel, Renata e Tomaz estão animados com a abertura do primeiro dos túneis do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio. No início, segundo o gerente do posto de gasolina, houve uma redução de até 40% nas vendas. “O período de fechamento também coincidiu com a crise econômica”, acresceu ele.

Prefeitura

O semáforo piscante servirá de alerta aos motoristas, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. O local será monitorado pelo Departamento de Engenharia de Tráfego que poderá, no futuro, instalar outro tipo de equipamento, se houver necessidade técnica. Isso dependerá, no entanto, do comportamento do tráfego no local, após a inauguração da obra. O mesmo poderá acontecerá no quarteirão seguinte, entre as ruas Salvador Cabral e Casarejos.


ELIANE JOSÉ
Fonte: http://odiariodemogi.com.br/passagem-subterranea-abre-dia-10-transito-tem-alteracao/#!prettyPhoto

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm