Para celebrar o centenário do Samba, a também centenária Estação da Luz abre suas portas para uma roda de samba nesta segunda-feira, dia 5, a partir do meio-dia. Os usuários que passarem pela estação, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, poderão dar uma “paradinha” no horário do almoço para aproveitar a festa.
Representantes de diversas comunidades sambistas irão compor a roda de samba, que celebra os 100 anos do ritmo e também seu Dia Nacional, comemorado em 2 de dezembro.
O projeto é uma parceria da CPTM com o Projeto Samba de Todos os Tempos, de Markinho Dikuã, que também é parceiro no projeto Samba no Trem, realizado há 10 anos em homenagem ao Dia Nacional do Samba, na Linha 9-Esmerlada.
Origem da comemoração
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, estilo musical que é uma das principais manifestações da cultura popular. O Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso (1903 – 1964), e foi instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa. A data marcou o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940. O nascimento do ritmo musical aconteceu anos antes, em 1916, com o lançamento da música “Pelo telefone”, considerada o primeiro samba do país.
Serviço:
Roda de Samba - Comemoração ao Centenário do Samba
Dia: 05/12, segunda-feira
Local: Estação da Luz
Horário: 12h
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos