SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Trens Série 2000 Fase II (2070) passam a circular na Linha 8-Diamante da CPTM

Trem Série 2000 Fase II na Estação Itapevi Linha 8 da CPTM
Enquanto os novos trens da Linha 8-Diamante não chegam, a CPTM colocou os trens Série 2000 Fase II (2070) entregues em 2008,  que exclusivamente circulavam na Linha 9 para operar na Linha 8, sendo assim todos os 4  trens novos Série 7000 que circulam na Linha 8 irão para a Linha 9, a  Linha 9 terá apenas trens Série 7000 e 7500,  não está definido se os trens (Siemens Série 3000) irão permanecer na Linha 9. 
Trem Série 3000


















A chegada dos trens Série 2000 Fase II (2070)  é um sinal de que a CPTM não deixou a Linha 8-Diamante desamparada, apesar dos novos trens serem ´´emprestados`` já podemos usufruir de mais conforto, segurança e modernidade, conta  Leisom Galvão Lmcg Leitor do Blog: Diário da CPTM.

Os trens que estão chegando na Linha 8, são para reforçar a frota dos Trens Série 5000 até a chegada dos trens definitivos Série 8000, a primeira tentativa da CPTM em reforçar a frota da Linha 8 foi os trens Série 5500 (Eletrocarro) vindos da Linha 12-Safira os trens operaram alguns meses, uma ideia que não teve sucesso os trens apresentaram muitos problemas e acabaram voltando para o Pátio de Engenheiro São Paulo. 
Série 5500 (Eletrocarro) na  Linha 8














A Segunda Tentativa foi os trens Série 7000 pelo menos 4 trens estavam operando na Linha 8,  também operaram alguns meses e talvez irão operar na Linha 9-Esmeralda 

Série 7000 na Linha 8











O TUE série 2070 (2000 Fase II) foi construído no Brasil pelo Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha- Brasil) formado pelas empresas ALSTOM, CAF e BOMBARDIER em 2007, a principio para operar na Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú) 
Série 2000 Fase II na Estação Grajaú Linha 9 da CPTM

3 comentários:

Anônimo disse...

Preferia o série 5000 reformado, afinal ele e o eletrocarro são os únicos de 12 vagões

Bruno disse...

Bom os 2070 tem carros maiores e como a linha 8 recebe muita lotação os 2070 concertesa é melhor que os 7000 pois tem portas estreitas, já os 2070 além de portas maiores os vagões acompanharam o patrão das poetas e ficaram maior (totalmente proporcional) então dão mais espaço e mais facilidade no embarque nas estações de maior demanda.

Mais emprestar dois novos trens da linha 7 (os mais recentes) isso não foi nada legal, a linha 7 mal recebe conquistas e quando recebe é por pouco tempo e depois só sai perdendo... Bom é como o velho ditado "Alegria de Pobre Dura Pouco", quando 10 trens novos iriam circular (com isso dando mais conforto e rapidez ao serviço) sai duas unidades... Depois estão comentando que a CPTM quer colocar os 3000 na linha 7, bom eu não tenho nada contra os 3000, eles são bonitos e faz um barulho legal na hora da partida, mais eles estão bem estragadinhos (muito vandalizados) e o seu ár-condicionado é muito fraco, a linha 7 tem muita lotação eles não daria conta do recado!!!

Ricardo disse...

Bruno hoje eu vi o Q10 que era da Linha 7 circulando na Linha 8, já são 3 trens novos que a CPTM tirou da Linha 7.

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com