SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Linha 9 Esmeralda, segundo nossos leitores, é considerada a melhor linha da CPTM

Estação Stº Amaro, Linha 9 - Esmeralda/Ricardo Guimarães

Segundo nossa enquete, iniciada em 24/04/2011 e seu término em 02/05/11 com 137 votos, foi apurada que a linha 9 - Esmeralda (64 votos/46%) , pelos nossos leitores do blog, é a melhor da CPTM.

1ª COLOCADA: 9 - ESMERALDA
Não é de se esperar, pois é a linha em que a companhia mais investiu com reforma das estações e modernização das mesmas, implantação de novas sinalizações como o CBTC, compra de novas composições e o acoplamento das composições, antes de quatro carros, agora de oito, um aumento de 100% de oferta de lugares.

2ª COLOCADA: 11 - CORAL (EXPRESSO LESTE)
TUE Série 2000, exclusivo da Linha 11 - Coral (Expresso Leste)

Segunda colocada, a Linha 11 - Coral Expresso Leste (20 votos/14%), a mais lotada da rede, o que não era de se esperar, pois essa linha é alimentada pela "banda B", ou seja, ela possui uma extensão com mesma denominação. Também é uma das linhas que possui um dos menores headaways do sistema.

3ª COLOCADA: 10 - TURQUESA
TUE Série 2100 na nova estação Tamanduateí

 Terceira colocada, a linha 10 - Turquesa (16 votos/11%) também é cotada como uma boa linha. Seus trens são confortáveis. No horário de pico, o intervalo entre trens são, em média, dez minutos. A linha possui uma boa demanda, por isso está previsto a compra de 10 novos trens e a criação do Expresso ABC, serviço de trens expressos, parando nas estações mais movimentadas da linha.

4ª COLOCADA: 8 - DIAMANTE
TUE Série 5000 na Estação Júlio Prestes

Quarta colocada, a Linha 8 Diamante (14 votos/10%), ex-Fepasa, possui 35 km de extensão. Seus usuários reclamam pelo esquecimento da linha por parte do governo, mas está sendo recompensada pela compra de novos trens e modernização de suas estações, como as novas estações Itapevi, Eng. Cardoso, Carapicuiba e reformas em Osasco.

5ª COLOCADA: 7 - RUBI
TUE Série 1100, eterna reclamação dos usuários da linha 7 - Rubi

Quinta colocada, a Linha 7 Rubi (12 votos/8%) liga a Estação da Luz à Francisco Morato e sua extensão, de Francisco Morato à Jundiaí. É a maior linha do sistema com 60 km de extensão. Em pico, seu intervalo chega a 8 minutos e na extensão 20 minutos. Seus usuários reclamam de seus trens, especificamente os da Série 1100, pois são trens menores em comparação aos outros, além de serem considerados inconfortáveis e lentos. Além desse TUE, Há os das Série 1700, formados por oito carros e os 7000, também com oito carros, porém possui ar condicionado, TVs com mapas dinâmicos e AP's automáticos.

6ª COLOCADA: 11 - CORAL
Estação Terminal Estudantes, com um TUE Série 4400 estacionado

Sexta colocada, Linha 11 - Coral "Banda B", ou extensão do Expresso Leste (6 votos/4%) faz parte da malha leste da CPTM. Possui uma demanda diária de aproximadamente 99 mil usuários e é uma das mais criticadas, seja por seus trens velhos ou a falta de investimentos na linha. Há um plano de extensão até César de Souza, distrito de Mogi das Cruzes e o Expresso Leste até a estação de Mogi das Cruzes.

7ª COLOCADA: 12 - SAFIRA
TUE Série 4400 da Linha 12 na nova Calmon Viana, Sentido Brás/Ricardo Guimarãoes
Última colocada, a Linha 12 Safira (5 votos/3%) é a mais detestada do sistema. Não é de hoje que essa linha é repugnada pelos seus usuários, mediante mau gerenciamento de concessionárias, como a RFFSA e CBTU, com trens velhos e pouca manutenção, estações rústicas e sem nivelamento com vão entre plataforma e composição, "surfistas", "pingentes" e depredações fizeram com que essa linha se tornasse a pior linha da Companhia. Mas hoje a história é diferente, com modernização de estações, sistemas de sinalização e construções de novas estações, equipadas com moderníssimos aparatos tecnológicos para a assebililidade e conforto e novas passarelas faz com que a linha ganhe mais status dentro da companhia. Obviamente que pode perdurar por anos esta marra contra a linha, mas com a administração da CPTM, seus investimentos e principalmente a conservação de seus usuários, esta história pode mudar, e para melhor.


Nesta Semana, outra enquete entrará em nosso blog para você votar e opinar. Obrigado pela sua participação e estamos felizes (Eu, em nome do administrador Ricardo Guimarães) pela sua participação, interagindo conosco e formando um canal interativo entre nós (Administradores) e vocês, nossos leitores.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia
Fotos: Ricardo Guimarães/Luis Gustavo

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com