Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata

MRS: fim de gargalo logístico em São Paulo

Cargueiro passando pela Estação Luz 
Um dos maiores nós ferroviários do país deve, finalmente, ser resolvido. O ferroanel da cidade de São Paulo, um projeto considerado prioritário pelo governo federal na primeira edição do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), pode começar a ser construído em até seis meses.  

A empresa que detém a concessão do trecho é a MRS Logística. O presidente, Eduardo Parente, disse que o governo está mais sensível à questão, já que 2012 se aproxima e a utilização conjunta dos trens de carga com o de passageiros tem que chegar ao fim.  A MRS hoje utiliza os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para transpor a capital paulista. 

 Mas, na capital, as composições têm que passar com uma capacidade reduzida, mais leve, e nos períodos entre 9h e 15h e 21h às 3h.  Além disso, a CPTM tem um projeto de aumento de capacidade de transporte de passageiros, com trens novos, que será concluído no próximo ano. Isso limita muito o nosso movimento, pois não podemos crescer, principalmente em carga geral, em função dessa transposição, disse Parente.  

O impasse surgiu mesmo na equação financeira do projeto. Pelos planos do governo federal, grande parte dos investimentos seriam realizados pela concessionária que opera essa linha, no caso a MRS.  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez um estudo de viabilidade econômica que apontou investimentos federais de em torno de R$ 130 milhões na obra, orçada em cerca de R$ 2 bilhões. 

 É o maior gargalo ferroviário do país. É inimaginável que o transporte de passageiros cerceie o movimento de cargas, disse recentemente o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo. 

 Agora, depois de idas e vidas, a MRS e o governo federal parecem ter chegado a um consenso.  Segundo Parente, após várias reuniões entre a empresa e o governo federal, o mais provável será a construção do ferroanel ligando as cidades de Jundiaí e Santos. Serão, segundo ele, 211 quilômetros de trilhos.  

Se São Paulo quer resolver o problema do caminhão na cidade, quer melhorar o trânsito nas ruas, a solução é o Ferroanel. Com esse trecho, conseguimos tirar de dentro da capital 4 mil veículos pesados por dia. É um benefício que o governo não pode desprezar, por isso, as conversas estão adiantadas e acredito que em seis meses, sai a definição do projeto e a licitação para a obra, disse o executivo. 

 Enquanto o ferroanel não vem, a MRS está investindo na segregação das linhas da CPTM na região de Mogi das Cruzes. Serão construídos 12 quilômetros de via e o investimento é de R$ 12 milhões.  Só conseguimos resolver parte do problema.

 E estes recursos são da MRS, pois, esse projeto se paga sozinho em função do transporte do minério para a Cosipa, em Santos, afirmou Parente.  Nos últimos quatro anos, o transporte diário de passageiros saiu de 1,5 milhões para 2,2 milhões e os planos são de atingir 3,7 milhões nos próximos anos.  

O plano de expansão da CPTM visa a operação de suas linhas com qualidade de metrô e as vias existentes não admitem mais esse compartilhamento. Fonte: Interlogística 

Nenhum comentário:

Nossas Redes

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com