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LINHA 2-VERDE - VELOCIDADE REDUZIDA

17:54 Devido à interferência na via na Estação Consolação, a circulação dos trens na Linha 2-Verde está operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada em algumas estações. As equipes de manutenção estão trabalhando ativamente para resolver o problema e normalizar a situação o mais rápido possível.

20 de maio de 2011

CPTM terá 36 novos trens fornecidos em regime de PPP (Parceria Público-Privada)

Série 8000 novo trem da Linha 8-Diamante da CPTM
A  secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo firmou contrato de Parceria Público Privada - PPP da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção destes pelo período de 20 anos.


O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), a CAF Brasil (CAF - Brasil Indústria e Comércio), e a ICF (Inversiones en Concesiones Ferroviarias) foi o vencedor da licitação. 


As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infraestrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.


As composições circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno). 


A estatal concluiu o programa de reforma de trens, A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborara para a redução dos intervalos nas linhas.


As composições reformadas passaram por uma profunda reforma: as portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a abertura indevida e itens de acessibilidade foram incluídos, como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento das portas, que auxilia pessoas com deficiência auditiva. As partes externas e internas dos carros receberam pintura e novos bancos e janelas. O piso foi totalmente recuperado, com aplicação de novo revestimento. 
Outra intervenção importante é a redução do vão entre o trem e a plataforma, com a implantação de estribos na parte externa das portas das composições.
Os sistemas de freio, motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma revisão geral e os componentes danificados foram substituídos. 


Houve também a instalação de um dispositivo que lubrifica os frisos das rodas e reduz o desgaste dos trilhos. O trem conta ainda com um novo registrador, que funciona como uma espécie de "caixa preta".


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