ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de agosto de 2018

ViaQuatro apoia projeto dedicado aos idosos da comunidade de Heliópolis

Em 2018, Cine Favela vai levar a inclusão digital à terceira idade por meio de oficinas e atividades recreativas

Com apoio da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, o projeto Cine Favela está com inscrições abertas para uma programação de oficinas gratuitas. As atividades, que têm duração de seis a 12 meses, buscam colaborar para a inclusão digital de moradores de Heliópolis com 60 anos ou mais. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do Cine Favela.

O Cine Favela é uma associação cultural sem fins lucrativos, que, desde 2003, usa o cinema, o esporte e a tecnologia como ferramentas de inclusão sociocultural para moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Para a temporada 2018-2019, a entidade programou oficinas de informática, fotografia e meio ambiente, além de dança de salão, interpretação e sessões de cinema. A intenção é atender um número próximo de 60 idosos da região.

"O tema do projeto foi proposto para oferecer uma nova forma de conhecimento para essa parcela da população local. Além disso, buscamos desmistificar a ideia de que nessa idade já não é mais possível que as pessoas se desenvolvam em novas áreas", diz Maria Filomena, coordenadora do Cine Favela.

"A ViaQuatro valoriza ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades do seu entorno, promovendo experiências que estimulam a melhora da qualidade de vida dos paulistanos", explica Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade.

Outras atividades

Durante as oficinas, os participantes aprenderão técnicas de interpretação para cinema e produzirão um longa-metragem com as experiências que vivenciaram durante o período. Posteriormente, o vídeo será exibido em sessões de cinema que são realizadas na sede do Cine Favela, todas as quartas-feiras, para a comunidade local.

Outro resultado proveniente da temporada do Cine Favela será exibido a partir de outubro nas estações da Linha 4-Amarela de metrô. Durante as atividades desenvolvidas no projeto, serão captadas imagens e depoimentos dos participantes que vão integrar uma exposição que procura, por meio de fotos e textos, ilustrar as dificuldades, as necessidades e principalmente os anseios que os idosos buscam conquistar nessa fase da vida.

Além de todas as ações oferecidas, a associação também disponibiliza atendimentos com assistentes sociais e psicóloga em sua sede.

Para mais informações sobre o projeto acesse http://www.cinefavela.org.br/#/

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm