Foto: Alesson Nascimento |
Esse mesmo trem deveria ser entregue desde 2012. Devido alguns erros de projeto, o trem passou por várias revisões e teste antes de entrar em circulação. Infelizmente a Alstom, fabricante da série 9000, cometeu diversos erros na fabricação desta frota, porta da cabine do maquinista, suspensão entre outros. Desde Junho de 2013 os trens foram entregues a CPTM, porém desde novembro, os mesmos continuavam sendo reparado e realizando alguns ajustes finais.
O fato inusitado foi: Enquanto realizávamos a viagem do trecho Guaianazes – Luz, fomos surpreendidos pelo comercio ambulante que andou sem qualquer problema por todo o trem (pois o trem é todo aberto – configuração que é chamada de gangway – possibilitando a circulação dentro do trem). Havia segurança, mas o comerciante aproveitou o momento de distração para realizar a venda de suas mercadorias (prática que é proibida dentro dos trens).
É confortável, silencioso e espaçoso. Realizou a viagem em 42 minutos no primeiro trecho sem qualquer tipo de problema. O mais importante da entrega é que com a incorporação dos novos trens, o Expresso Leste será expandido até Suzano (estação que já está em construção), com previsão de entrega em Setembro/Novembro de 2014.
Esperamos que esses e mais trens sejam incorporados na frota da CPTM para melhorar o conforto dos passageiros. Novas entregas estão previstas ao decorrer do ano – ainda sem datas – mas será como a de hoje. De um dia para outro, sem breves anúncios e sem auditório.
VEJA MAIS FOTOS DO NOVO TREM 9000 DA CPTM
Alesson Nascimento
Professor e Instrutor de Treinamento e Desenvolvimento