ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2013

Protesto por monotrilho tem baixa adesão

Manifestantes contrários à alteração do percurso do monotrilho da Linha 18 Bronze do Metrô acharam uma forma descontraída de protestar, com um churrasco, convidando até os moradores de um conjunto fechado de classe média na Avenida Aldino Pinotti, Centro de São Bernardo. Apesar da iniciativa pacífica, a adesão foi baixa, com cerca de 30 pessoas, longe dos 570 que confirmaram presença nas redes sociais.


Um dos organizadores do movimento, o estudante da sociologia, Murilo Borges, disse que alguns moradores protagonizam preconceito social, por serem contrários ao fluxo de pessoas frente aos prédios. “Eles alegam que não querem o Metrô aqui, dizendo que haverá falta de segurança.”


A polêmica começou quando pessoas do condomínio Domo Home, se colocaram contrários à construção do monotrilho no canteiro central da Avenida Aldino Pinotti, alegando que a obra desvalorizaria os imóveis, causaria desmatamento da vegetação e aumentaria a violência pelo movimento de pessoas de fora da região.


Diante disso, alguns residentes sugerem a construção das vias na Avenida Pereira Barreto. Embora menor, a manifestação ganhou ares de déjà vu.


Em 2011, centenas de pessoas fizeram churrasco na Avenida Higienópolis, pois moradores se colocaram a Linha 6 do Metrô na localidade, por motivos semelhantes.


Diário do Grande ABC