Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Cresce número de passageiros que usam trem na Grande SP

Mais de 2,7 milhões de pessoas usam a CPTM. Passageiro reclama de superlotação e atraso das composições.

Apesar de ter poucas linhas e da superlotação, o trem é um dos meios de transporte mais usados por trabalhadores e estudantes na região metropolitana de São Paulo . Em 2005, eram 1,3 milhão de passageiros por dia. Hoje são mais de 2,7 milhões, como mostrou reportagem do Anda SP desta quinta-feira (18) no Bom Dia São Paulo.

A Linha-11 Coral transporta 650 mil pessoas por dia e liga Mogi das Cruzes ao Centro de São Paulo, passando por quatro cidades da Grande São Paulo e em parte da Zona Leste. Entre 6h e 8h da manhã, os vagões estão sempre lotados. A maioria dos passageiros desembarca na estação da Luz, no Centro, uma das mais movimentadas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Para a companhia, uma das soluções para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de viagem seria comprar novos trens e substituir o sistema atual de sinalização.

“Além de comprar novos trens, nós estamos substituindo o sistema de sinalização, que permite a redução do tempo entre uma viagem e outra”, diz o gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior.
Outro problema enfrentado pelos passageiros é a distância dos vãos entre as plataformas e trilhos, que são um perigo principalmente nos horários de tumulto. Segundo a companhia, ainda não é possível reduzir o tamanho do vão, pois pela malha ferroviária também passam os trens de carga, que são mais largos que o de passageiros.

“Acredita-se que a partir de 2015 não será mais possível compartilhar carga e passageiro por dentro da região metropolitana, daí a importância de um anel ferroviário perimetral, o ferroanel”, afirma o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço.

Segundo Carvalho Júnior, outra solução para colaborar com a diminuição da lotação seria distribuir os polos de emprego e assim evitar tantos deslocamentos. “Se houvesse uma distribuição desses polos geradores de serviço, de emprego, as viagens poderiam ser no sentido contrário, entretanto, essas mudanças no comportamento também são necessárias, a integração com outros modais também são necessárias”.

G1

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm