Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de julho de 2013

Trem entre capital e Sorocaba terá 4 estações

Tempo estimado de viagem entre as duas cidades será de 51 minutos; Linha terá 87,65 km de extensão

Na próxima sexta-feira, 12, técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão apresentar, em audiências públicas em São Paulo e em Sorocaba, detalhes do projeto de implantação do Trem Regional São Paulo-Sorocaba, que promete ligar as duas cidades em uma viagem que deve demorar cerca de 51 minutos.

Segundo a CPTM, também serão prestados esclarecimentos sobre serviços técnicos de engenharia e meio ambiente. Tais informações devem auxiliar a elaboração de projetos básicos e executivos pelos interessados em participar da licitação que ainda não foi lançada.

Ainda de acordo com a CPTM, a linha deve ter 87,65 km de extensão em via dupla. Serão quatro estações: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.

A linha deve operar em velocidade comercial de 160 km/h e o intervalo previsto entre os trens será de 15 minutos. São estimadas cerca de 54 viagens por dia e a tarifa deve ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus.

Rede Bom Dia