SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
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Atualizado em: 12/08/2025, 16:16
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Metrô de São Paulo adia entrega de três estações

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) adiará a entrega de três estações de metrô - Adolfo Pinheiro, Vila Prudente e Oratório -, previstas para serem inauguradas até dezembro. Elas só ficarão prontas em 2014, quando haverá nova disputa eleitoral. Com isso, em 2014, o Metrô de São Paulo promete abrir o maior número de estações da história em um único ano.

Serão 23 paradas, em quatro linhas diferentes: 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro - as duas últimas, monotrilhos. A quantidade representa um acréscimo de 30% à rede atual, que tem 67 estações. Mas nem todas vão operar integralmente assim que abrirem as portas.

Nesta segunda-feira, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5, será entregue apenas no dia do aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro. Essa parada, em obras desde agosto de 2009, estava prevista para 2013.

"Possivelmente, ela estará em testes, com os trens fazendo o percurso interno e com as portas de plataforma no final de novembro, começo de dezembro. Mas a gente quer fazer um marco de abertura oficial, marcando a data de 25 de janeiro", disse. As outras duas estações que abririam neste ano, Vila Prudente e Oratório, na Linha 15-Prata, também foram adiadas.

Somadas às demais estações que foram prometidas para 2014, a capital ganhará 18,6 km de trilhos em 2014 - hoje, a extensão da rede metroviária é de 74,2 km. O sistema não cresce há quase dois anos. As últimas paradas entregues à população (República e Luz, na Linha 4) abriram as portas em 15 de setembro de 2011.

Boa parte dessas estações, porém, só estará totalmente à disposição dos passageiros em 2015. É que, nos primeiros meses, elas abrirão para operações assistidas. O diretor de Planejamento e Expansão do Metrô, Laércio Mauro Santoro Biazotti, admitiu em palestra em junho que o conforto dos passageiros vai "melhorar um pouco" somente em 2015, quando a expansão da rede causará "uma descompressão na ocupação" dos trens.

As primeiras oito estações da Linha 17-Ouro, na zona sul, deverão ter a faixa de inauguração cortada em 2014, mas só em 2015 os passageiros poderão desfrutar delas em qualquer hora do dia ou da noite. Trata-se do trecho ligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passará pelo eixo da Avenida Jornalista Roberto Marinho.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário:

João Ferreira de Lima disse...

Boa Tarde ! a todos não tenho procuração para defender o secretario de transporte metropolitano mais so obrigado a dizer que esse inicio de operação com horarios diferenciado e uma obrigação por causa da segurançao faz parte dos protocolos exigidos pera segurança dos passageiros e esses atrazos foi ocasionado por causa do ministerio publico que foi acionado e teve que averiguar as denuncias e depois liberou a obra e nada foi constatado aparentemente mais ai otempo ja foi não tem como recuperar obrigado

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