Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de julho de 2013

Licitação da estação de Rio Grande sai em agosto

O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), sinalizou que a licitação para a construção da nova estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), da Linha 10-Turquesa, sairá em agosto e a previsão de início das obras é no primeiro semestre de 2014.

O tucano se reuniu na sexta-feira, em São Paulo, com o presidente da companhia, Mário Bandeira, discutindo detalhes do projeto. Segundo Maranhão, os gastos da obra ainda serão avaliados e custeados pela CPTM.

A nova estação será construída na Rua Prefeito Cido Franco, onde atualmente é o campo da ferrovia – terreno já é da CPTM destinado às manobras dos trens. “Na reunião ficou firmado que no mês que vem será iniciado o processo licitatório da nova estação ferroviária. No momento, temos um projeto básico que pode sofrer alterações. Vamos aguardar o pré-projeto”, explicou o prefeito.

A unidade terá estrutura remodelada e contará com acessibilidade, o que atualmente não possui. “A construção da estação irá melhorar o fluxo de veículos na região central da cidade, já que a atual passagem de nível só será fechada para a passagem de trens cargueiros”, frisou.

Maranhão pretende investir no entorno da região para receber as linhas de ônibus, rechaçando neste momento a construção de um terminal rodoviário fechado, pois ainda buscava recursos. “Após a apresentação do pré-projeto, vou me reunir com (representantes da) EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para tratar do processo de integração entre trens e ônibus e estruturarmos a região da estação.”

A atual estação de Rio Grande da Serra da CPTM é tombada pelo patrimônio histórico de São Paulo e será desativada para criação de um centro cultural. “A estação está tombada e é uma verdadeira jóia para a cidade. Precisamos restaurar a estação e depois abrir para visitação turística como um centro cultural para as pessoas verem como eram as estações ferroviárias da SPR (São Paulo Railway)”, afirmou o tucano.

Em abril, o vereador da Capital José Police Neto (PSD) teve encontro com o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, para articular a reforma e investimentos nas estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Na mesma reunião, a CPTM definiu que, em Ribeirão Pires, a reforma da estação estava em sintonia com o Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação de Solo dos municípios. A companhia havia informado que está desenvolvendo o projeto básico para as estações de Rio Grande e Ribeirão. A intenção da CPTM é realizar intervenção em mais 12 terminais com gastos de R$ 2,3 bilhões.

A companhia estadual herdou o patrimônio da antiga São Paulo Railway, que inclui as estações da atual Linha 10-Turquesa, primeira ferrovia paulista, aberta em 1867. A extensão impulsionou o desenvolvimento de São Paulo a partir da metade do século XIX, quando o café passou a ser o principal produto de exportação no País e era escoado para o Porto de Santos pela ferrovia.

Fonte: http://www.dgabc.com.br
Renan Matavelli
Especial para o Diário