A propaganda do governo do Estado que afirma que "São Paulo será a primeira cidade do Brasil a conectar seus aeroportos aos trilhos" ignora dois projetos em curso, em Porto Alegre e Recife.
A expectativa da gestão tucana é que tanto Cumbica, em Guarulhos, quanto Congonhas, na zona sul da capital, tenham estações prontas até o fim de 2014.
Mas tanto o governo gaúcho quanto o pernambucano prometem fazer o mesmo já neste ano. A única diferença é que os dois Estados já têm estações funcionando perto dos aeroportos, que estão sendo conectadas aos terminais agora.
No caso paulista, é a rede nova que está sendo feita ao mesmo tempo das ligações.
Em Cumbica, o passageiro que usar o trem da CPTM não conseguirá caminhar da estação até a maioria dos terminais do aeroporto. Ele vai ter que usar um monotrilho, ainda a ser construído, para ir até o local de check-in.
Em Congonhas, a distância de menos de 200 m entre a estação e o saguão poderá ser feita a pé.
A obra em Recife consiste em uma passarela, com esteira rolante e cobertura, até o terminal de metrô e de ônibus mais próximo -distância de quase 500 m.
Em Porto Alegre, a ligação dos terminais com os trilhos será feita por um aeromóvel, de tecnologia nacional, que percorrerá 1 km em 90 segundos, segundo o governo.
Fonte: Folha
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO