Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de julho de 2013

Metroviários decidirão na noite desta quarta, 10, se aderem às paralisações previstas para esta quinta

Alckmin pede que centrais sindicais não paralisem serviços essenciais

Metroviários decidirão na noite desta quarta, 10, se aderem às paralisações previstas para esta quinta

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) recomendou às centrais sindicais que não façam greve em serviços essenciais, como o Metrô, nesta quinta-feira, 11. Os sindicatos estão preparando uma série de passeatas e paralisações em todo o País como parte do Dia Nacional de Lutas. Os metroviários decidirão a adesão à greve em assembleia marcada para a noite desta quarta, 10.

"Como você substitui um sistema que transporte de 5 milhões de passageiros por dia?", perguntou Alckmin, fazendo referência ao Metrô. "Mesmo que se coloque um sistema de ônibus, ele nunca é adequado. Então todo o esforço é para que não haja nenhuma paralisação."

Serviços essenciais não deveriam nunca ser objeto de greve, na opinião do governador. "Você perde a razão, pois prejudica quem precisa do serviço. Há inúmeras maneiras de se fazer uma manifestação sem prejudicar a população."

A Polícia Militar recebeu a orientação de acompanhar os manifestantes para "garantir a segurança de quem está nos protestos e, de outro lado, para a cidade funcionar, o transporte funcionar", disse Alckmin. "Não é um trabalho fácil. Uma hora a polícia recebe críticas porque agiu demais. Outra hora porque agiu de menos. Mas no geral tem agido adequadamente."

O governador afirmou, ainda, que saúda a manifestação dos trabalhadores, desde que não haja vandalismo e não atrapalhe o direito de ir e vir das outras pessoas. Segundo ele, protestos como este demonstram que a população quer melhorar o ambiente político e econômico do País.

Estadão