Metrô lança licitação para execução de investigações geotécnicas
A Companhia do Metrô dá mais um passo para a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até Jardim Ângela. Após a contratação do projeto funcional, ocorrida no último dia 26, hoje (11/07) foi lançado o edital de licitação para contratação de empresa para realizar as sondagens geotécnicas no trecho entre a estação Capão Redondo e o bairro Jardim Ângela.
O estudo geotécnico é fundamental para identificar com precisão a viabilidade do terreno para construção de uma linha metroviária. A partir deste levantamento é possível conhecer as propriedades físicas do subsolo para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico.
Em todas as obras em grande escala há necessidade de investigar as características do solo, já que a partir das conclusões do mapeamento geotécnico será possível verificar se o terreno precisará ser tratado antes de receber o empreendimento. Os dados coletados na investigação geotécnica vão basear o projeto básico de expansão do trecho estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.
O traçado inicial aponta que ampliação da linha sentido bairro terá cerca de quatro quilômetros e 3 novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela, a expectativa é que sejam transportados, no trecho total da linha, isto é, da Estação Chácara Klabin até a Estação Jardim Ângela, 900 mil passageiros por dia.
Em andamento
Neste momento, está em contratação o projeto funcional dessa extensão, etapa que se definirá o traçado da via e a localização exata das estações. A conclusão deste estudo está prevista para o final do ano. Posteriormente, será realizada licitação para a contratação do projeto básico que apontará maior detalhamento deste traçado. A execução do projeto básico é uma das etapas mais importantes da obra, já que um dos seus principais objetivos é prover o orçamento da obra com precisão adequada, segundo a Lei 8666/93. Além disso, o estudo básico também define o tipo mais adequado de estrutura, apontando em especial quando há necessidade de uma obra subterrânea.
Já está disponível no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) o edital desta licitação, que se caracteriza por ser do tipo técnico e menor preço. O valor do orçamento estimado pelo Metrô para essa licitação é de R$ 4.744.382,25 e a sessão pública para recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 3 de setembro.
Rumo à Chácara Klabin
Atualmente, o Metrô de São Paulo está ampliando a Linha 5 entre as estações Largo Treze e Ch´cara Klabin. As obras compreendem 11,5 km de extensão, 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) e um pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi). Este trecho integrará com a Linha 1 - Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2 - Verde na Estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17 na Estação Campo Belo.
A primeira etapa, entre a Estação Largo Treze e a nova estação Adolfo Pinheiro, deverá ser concluída no final de 2013. Quando concluída, em 2016, até Chácara Klabin, esta linha, que tem atualmente 8,4 km de extensão, seis estações e transporta 250 mil usuários diariamente, em média, terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários.
Metro
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As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM
A Companhia do Metrô dá mais um passo para a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até Jardim Ângela. Após a contratação do projeto funcional, ocorrida no último dia 26, hoje (11/07) foi lançado o edital de licitação para contratação de empresa para realizar as sondagens geotécnicas no trecho entre a estação Capão Redondo e o bairro Jardim Ângela.
O estudo geotécnico é fundamental para identificar com precisão a viabilidade do terreno para construção de uma linha metroviária. A partir deste levantamento é possível conhecer as propriedades físicas do subsolo para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico.
Em todas as obras em grande escala há necessidade de investigar as características do solo, já que a partir das conclusões do mapeamento geotécnico será possível verificar se o terreno precisará ser tratado antes de receber o empreendimento. Os dados coletados na investigação geotécnica vão basear o projeto básico de expansão do trecho estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.
O traçado inicial aponta que ampliação da linha sentido bairro terá cerca de quatro quilômetros e 3 novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela, a expectativa é que sejam transportados, no trecho total da linha, isto é, da Estação Chácara Klabin até a Estação Jardim Ângela, 900 mil passageiros por dia.
Em andamento
Neste momento, está em contratação o projeto funcional dessa extensão, etapa que se definirá o traçado da via e a localização exata das estações. A conclusão deste estudo está prevista para o final do ano. Posteriormente, será realizada licitação para a contratação do projeto básico que apontará maior detalhamento deste traçado. A execução do projeto básico é uma das etapas mais importantes da obra, já que um dos seus principais objetivos é prover o orçamento da obra com precisão adequada, segundo a Lei 8666/93. Além disso, o estudo básico também define o tipo mais adequado de estrutura, apontando em especial quando há necessidade de uma obra subterrânea.
Já está disponível no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) o edital desta licitação, que se caracteriza por ser do tipo técnico e menor preço. O valor do orçamento estimado pelo Metrô para essa licitação é de R$ 4.744.382,25 e a sessão pública para recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 3 de setembro.
Rumo à Chácara Klabin
Atualmente, o Metrô de São Paulo está ampliando a Linha 5 entre as estações Largo Treze e Ch´cara Klabin. As obras compreendem 11,5 km de extensão, 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) e um pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi). Este trecho integrará com a Linha 1 - Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2 - Verde na Estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17 na Estação Campo Belo.
A primeira etapa, entre a Estação Largo Treze e a nova estação Adolfo Pinheiro, deverá ser concluída no final de 2013. Quando concluída, em 2016, até Chácara Klabin, esta linha, que tem atualmente 8,4 km de extensão, seis estações e transporta 250 mil usuários diariamente, em média, terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários.
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