A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] divulga os esquemas diferenciados de operação do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP durante o feriado prolongado da Semana Santa [6 a 8 de abril]. Veja como será o funcionamento dos transportes metropolitanos:
Metrô
A partir de quinta-feira [5], o Metrô dará início a um esquema especial de operação para atender à população que deixar a capital pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante o feriado da Semana Santa. Nos horários de maior movimento, haverá reforço na oferta de trens em circulação.
Na quinta-feira, na Linha 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi], que dá acesso aos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara, serão realizadas oito viagens a mais que em um dia útil típico. Nas demais linhas, as viagens programadas não sofrerão alteração. Durante o feriado de sexta-feira [6], a frota de trens em circulação será igual a que circula no domingo. Já no final semana, tanto no sábado [7] quanto no domingo [8], o Metrô programou oferta semelhante à praticada habitualmente.
Horário antecipado na segunda-feira [9]
Na segunda-feira [9], para facilitar a volta para casa, o início da operação comercial nas linhas 1-Azul, 2-Verde [Vila Prudente - Vila Madalena], 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda] e 4-Amarela [Butantã - Luz] será antecipado para às 4 horas da manhã. Na linha 5-Lilás [Capão Redondo - Largo Treze], a operação terá início no horário normal, ou seja, a partir das 4h40.
CPTM
A CPTM realizará obras de modernização e manutenção que irão alterar os intervalos das linhas em trechos específicos da operação. Os trabalhos serão desenvolvidos em períodos de menor movimentação, com o objetivo de gerar menor impacto aos usuários.
Linha 8 - Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: das 4h até o fim da operação comercial da sexta-feira [6], haverá transferência de equipamentos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. No mesmo trecho, após às 18h de sábado [7] até o fim da operação comercial, equipes de manutenção realizarão a substituição de equipamento de via. No domingo [8], das 20h até o fim da operação comercial, será realizada a substituição de equipamento de vias entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. As intervenções ocasionarão ampliação do intervalo médio entre os trens.
Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]: será fechada neste domingo [8] para obras de modernização. Esse será o terceiro domingo em que essa linha ficará inoperante, visando acelerar as intervenções necessárias para a melhoria de sua infraestrutura [sinalização, energia, rede aérea e vias]. Na segunda-feira [9], a linha voltará a funcionar normalmente, das 4h à meia-noite.
Linha 10 - Turquesa [Brás -Rio Grande da Serra]: na sexta-feira [6], as composições circularão com os intervalos praticados nos domingos. Já no sábado [7] e no domingo [8], os trens circularão com intervalos normais de finais de semana.
Linha 11- Coral [Luz -Guaianazes]: das 4h até o fim da operação comercial do domingo [8], acontece a substituição de componentes do sistema de energia de alimentação dos trens ao longo do trecho, ocasionando aumento no intervalo médio entre as composições.
Linha 11- Coral [Guaianazes-Estudantes]: das 7h às 20h do domingo [8], serão realizados serviços de substituição de componentes da via e manutenção da faixa de domínio entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado [7] até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo em razão da instalação e manutenção dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens na região da estação Tatuapé. Os serviços prosseguem no mesmo local das 7h às 17 horas do domingo [8]. Em razão disso, haverá ampliação do intervalo médio entre uma composição e outra.
EMTU
No feriado de Sexta-feira Santa [06], as linhas intermunicipais de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP na Grande São Paulo vão operar com o número de partidas equivalente ao domingo. No sábado e no domingo de Páscoa, a operação será semelhante à dos fins de semana normais.