O Expresso Turístico de Paranapiacaba vai completar dois anos de funcionamento. O serviço começou a funcionar em setembro de 2010 e é considerado um sucesso, pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o município. Para conseguir vaga é necessário realizar agendamento com bastante antecedência. Todos os bilhetes disponíveis para abril e maio já foram vendidos.
A demanda é superior ao de outros trajetos do Expresso Turístico, que seguem para Jundiaí e Mogi das Cruzes.O Expresso sai em direção a Paranapiacaba sempre aos domingos de manhã, às 8h30, partindo da Estação Luz, ou às 9h, saindo da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. No entanto, no segundo domingo de cada mês não são realizadas viagem à vila. O percurso da capital paulista até Paranapiacaba tem 48 km e dura cerca de 1h30.
A composição é composta por locomotiva movida a diesel e dois carros reformados, com poltronas no lugar dos bancos comuns, funcionários caracterizados com trajes da época e capacidade para abrigar 172 passageiros. Durante o trajeto um guia conta histórias das estações e de locais por onde o trem passa. As passagens (que dão direito a ida e volta) custam R$ 32 (partindo da Luz) e R$ 29 (com saída de Santo André).
“O impacto no turismo da vila foi totalmente positivo, pois a agenda do Expresso Turístico está sempre lotada e com agendamento mínimo de 60 dias, o que demonstra o grande sucesso do projeto, atraindo novo público para a região”, afirma o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior. Estima-se que a vila receba cerca de 10 mil turistas por ano.
Investimentos
Alvo de reclamações de moradores e turistas, principalmente quanto à infraestrutura local, a promessa do poder público é obras em Paranapiacaba nos próximos meses. Entre as intervenções previstas estão a construção de creche e de nova estação de tratamento de água, além da transposição da linha férrea, em parceria com a MRS Logística.
As obras de restauro do prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra estão em andamento e devem ser concluídas até o final do ano. O local abrigou um dos primeiros cinemas do Brasil, onde também eram realizadas bailes, festas e outras comemorações.
Vila inglesa guarda 152 anos de história
Paranapiacaba é considerada patrimônio histórico nacional. A estação de trem começou a ser construída em 1860 pela companhia inglesa São Paulo Railway. Para a realização das obras, foi necessária a construção de alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais se instalaram ao longo do leito de implantação da linha férrea. A este lugar foi dado o nome de Alto da Serra e, a partir daí, a vila começou a se desenvolver.
Uma das principais atrações da vila inglesa é a Maria-Fumaça, terceira locomotiva mais antiga do Brasil e única ainda em operação no País, segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Quem quiser conhecer mais sobre a história do transporte ferroviário no Brasil pode visitar o Museu Funicular, que abriga a segunda locomotiva mais antiga do País. A região também é opção para quem procura turismo de aventura e ecoturismo.
Fonte: RD
A demanda é superior ao de outros trajetos do Expresso Turístico, que seguem para Jundiaí e Mogi das Cruzes.O Expresso sai em direção a Paranapiacaba sempre aos domingos de manhã, às 8h30, partindo da Estação Luz, ou às 9h, saindo da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. No entanto, no segundo domingo de cada mês não são realizadas viagem à vila. O percurso da capital paulista até Paranapiacaba tem 48 km e dura cerca de 1h30.
A composição é composta por locomotiva movida a diesel e dois carros reformados, com poltronas no lugar dos bancos comuns, funcionários caracterizados com trajes da época e capacidade para abrigar 172 passageiros. Durante o trajeto um guia conta histórias das estações e de locais por onde o trem passa. As passagens (que dão direito a ida e volta) custam R$ 32 (partindo da Luz) e R$ 29 (com saída de Santo André).
“O impacto no turismo da vila foi totalmente positivo, pois a agenda do Expresso Turístico está sempre lotada e com agendamento mínimo de 60 dias, o que demonstra o grande sucesso do projeto, atraindo novo público para a região”, afirma o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior. Estima-se que a vila receba cerca de 10 mil turistas por ano.
Investimentos
Alvo de reclamações de moradores e turistas, principalmente quanto à infraestrutura local, a promessa do poder público é obras em Paranapiacaba nos próximos meses. Entre as intervenções previstas estão a construção de creche e de nova estação de tratamento de água, além da transposição da linha férrea, em parceria com a MRS Logística.
As obras de restauro do prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra estão em andamento e devem ser concluídas até o final do ano. O local abrigou um dos primeiros cinemas do Brasil, onde também eram realizadas bailes, festas e outras comemorações.
Vila inglesa guarda 152 anos de história
Paranapiacaba é considerada patrimônio histórico nacional. A estação de trem começou a ser construída em 1860 pela companhia inglesa São Paulo Railway. Para a realização das obras, foi necessária a construção de alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais se instalaram ao longo do leito de implantação da linha férrea. A este lugar foi dado o nome de Alto da Serra e, a partir daí, a vila começou a se desenvolver.
Uma das principais atrações da vila inglesa é a Maria-Fumaça, terceira locomotiva mais antiga do Brasil e única ainda em operação no País, segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Quem quiser conhecer mais sobre a história do transporte ferroviário no Brasil pode visitar o Museu Funicular, que abriga a segunda locomotiva mais antiga do País. A região também é opção para quem procura turismo de aventura e ecoturismo.
Fonte: RD