A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará obras de modernização e manutenção nas linhas 8 – Diamante, 11 – Coral e 12-Safira desta sexta-feira (6) até domingo (8). As intervenções poderão provocar um aumento no intervalo médio entre os trens. O feriado foi escolhido para a execução das obras no intuito de gerar menor impacto aos usuários. A linha 9-Esmeralda volta a ser fechada no domingo.
Na Linha 8 – Diamante, que liga a estação Júlio Prestes a Itapevi, na Grande São Paulo, está prevista a transferência de equipamentos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina, a partir das 4h desta sexta. No mesmo trecho, no sábado (7), a partir das 18h, haverá a substituição de equipamento de via. No domingo, a partir das 20h, será realizada a substituição de equipamento de vias entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso.
A linha 9-Esmeralda volta a ser fechada no domingo para obras de modernização. Esse é o terceiro domingo consecutivo que a CPTM realiza obras para melhoraria da sinalização, energia, rede aérea e vias dessa linha. Na segunda-feira (9), a linha funcionará normalmente.
Na linha 11- Coral, que liga a estação Luz a Guaianazes, equipes da CPTM farão a substituição de componentes do sistema de energia de alimentação dos trens ao longo do trecho, a partir das 4h desta sexta. No trecho da linha que liga Guaianazes a Estudantes, a manutenção entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá acontecerá no domingo, das 7h às 20h.
A manutenção na linha 12-Safira, que vai da estação Brás a Calmon Viana, os trabalhos de manutenção começam às 18h de sábado. No domingo, as obras são retomadas das 7h às 17h.
Aumento no número de passageiros
Em 29 de abril, uma falha no sistema elétrico da Linha 7-Rubi paralisou trens e terminou com a depredação da estação Francisco Morato. A Polícia Militar chegou a usar bombas e manifestantes foram detidos. Passageiros relataram que chegaram a demorar até 4 horas no percurso.
O total de passageiros nas estações da CPTM cresceu 73% em cinco anos, segundo a empresa. Foram 117,1 milhões de passageiros nos dois primeiros meses de 2012, contra 67,8 milhões transportados no mesmo período de 2007. O número de usuários neste ano equivale a cerca de 3 mil vezes a capacidade do Estádio do Pacaembu - cerca de 40 mil, na Zona Oeste de São Paulo.
O Ministério Público informou que investiga falhas no serviço e especialistas ouvidos pelo G1 apontam que há superlotação e necessidade de mais investimento. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou obras de modernização no trecho afetado e afirmou que a inauguração da Linha 4 do Metrô e a consequente integração com os trens trouxe um "tsunami" de passageiros ao sistema.
Fernandes admite que "a rede aérea [de trens] está no limite", mas nega que esteja havendo caos. "A demanda reprimida é muito grande. Pagamos o preço do nosso sucesso", disse ele, em entrevista coletiva nesta quinta-feira. A secretaria relata estar trocando os sistemas de alimentação de energia das estações da CPTM. Serão construídas novas substações de energia em todas as linhas, ainda de acordo com a pasta.
G1