Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Encerrada
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Encerrada
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Encerrada
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Encerrada
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Encerrada
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Encerrada
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Encerrada
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Encerrada
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Encerrada
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Encerrada
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Encerrada
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Encerrada
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Encerrada
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Encerrada
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operação Encerrada
10 Expresso L10
Horário: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Operação Encerrada
Atualizado em: 13/08/2025, 00:04:00
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Futura Linha 6 - Laranja do Metrô terá três estações terminais e garagem subterrânea


Um estacionamento subterrâneo, três terminais de ônibus, muitas escadas rolantes e grandes claraboias. Esses são alguns dos elementos que os passageiros encontrarão nas estações da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Desenhos do projeto preliminar de arquitetura revelam os diferenciais das paradas, que devem começar a abrir em 2016 - a previsão de início da obra é 2013. O ramal terá 15 estações.


A Estação Perdizes, na zona oeste, deverá ter até lugar para guardar carros. O projeto indica a construção de uma garagem subterrânea com quatro pavimentos. O Metrô não informou qual será a capacidade do estacionamento. As saídas serão pela Avenida Sumaré e pela Rua Apinajés. Também se estuda o plantio de várias árvores sobre a estação, que ficará bem ao lado do Hospital Albert Einstein.


O engenheiro José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), explica que garagens assim, ligadas ao transporte coletivo, tiram carros das ruas. "Não é só pensar em integração do metrô com trem ou ônibus. É preciso ligar o carro à rede de transporte coletivo."


Os ônibus também terão vez nas futuras estações. Na extremidade norte da Linha 6, as paradas Brasilândia e Vila Cardoso terão terminais para os coletivos, segundo o estudo de impacto ambiental da obra. A Estação João Paulo I igualmente terá um terminal. Outra característica marcante dessa estação é a sua cobertura, uma enorme claraboia sobre o mezanino e a parte central da plataforma, que ficará quatro níveis mais para baixo.


Na Estação Pompeia, situada na esquina da Avenida Pompeia com a Rua Venâncio Aires, zona oeste, terão prioridade, segundo o projeto, "os espaços de circulação de pedestres, haja vista a existência de um bom número de polos atratores" nas redondezas. A parada, que também pode ter uma claraboia, será construída no mesmo quarteirão do Sesc Pompeia e ficará perto dos Shoppings Bourbon e West Plaza.


Profundidade. A Linha 6-Laranja terá algumas das paradas mais profundas do Metrô. A Estação Cardoso de Almeida, na zona oeste, deverá ter 58 metros de profundidade e 20 escadas rolantes. O número de equipamentos deverá ser ainda maior na Estação São Joaquim, na zona sul, que se conectará à Linha 1-Azul. Ali, serão 32 desses aparelhos.


Esteiras rolantes, como as que existem na conexão entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, estão previstas para ligar a Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 6 com a sua homônima da Linha 4. A distância entre o centro das duas será de 280 metros. A Linha 6, com 15,9 km de extensão, deverá custar R$ 12 bilhões e ser totalmente entregue em 2020. Segundo o relatório de impacto ambiental, R$ 570 milhões devem ser gastos com desapropriações.




Fonte: R.F.

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