Jurandir Fernandes, critica a falta de construção de corredores por prefeituras da Região Metropolitana, inclusive de São Paulo. Para ele, além do impacto do bilhete único e do crescimento da economia, houve 'seccionamento do sistema de linhas de ônibus' e atraso de três anos no projeto da Linha 5 do Metrô. 'Quando estiver operando, vai aliviar.'
Quais são os tipos de falhas?
No metrô do Brasil e do resto do mundo, há similaridade no tipo de falha, que é a obstrução de portas. É um dos equipamentos nevrálgicos no sistema. Fecham e abrem mais de 4,5 milhões de vezes por dia. São 4,5 mil viagens no Metrô, 2,5 mil na CPTM, mais de 7 mil viagens por dia. Uma composição de Metrô tem 24 portas; na CPTM, 32. Não é só o abrir e fechar. Tem também a compressão da superlotação. As pessoas chegam atrasadas, forçam e, quando há problema de portas, é preciso retirá-las de circulação. A norma no mundo é não se transportar gente com porta aberta em sistemas urbanos. No caso da CPTM, por ser mais aberto, o sistema sofre com intempéries, como descargas elétricas nas subestações e na rede aérea, que é toda descoberta.
Qual a linha mais afetada?
A linha na CPTM que mais nos dá preocupação é a 9. Com a inauguração da Linha 4-Amarela, a Linha 9 da CPTM serviu de canalização para todo mundo que vinha da região sul, de Grajaú, Capão Redondo, para todos que tinham como alternativa descer no Largo 13 e pegar ônibus. Todos migraram e a Linha 9 deu um salto forte. A capacidade de transporte ficou comprometida. Resolvemos fechar aos domingos para acelerar os investimentos.
No horário de pico, há um forte desconforto dos passageiros. Sim. É desconfortável. O que eu tenho criticado. Houve seccionamento de linhas de ônibus. Você repara na Radial Leste. Quase não tem mais ônibus na rua. Houve seccionamento em Guaianases e Itaquera e descarregou-se tudo no trem. Acho que se perde uma oportunidade de ouro. Quando você tira caminhões de circulação na cidade, seria importante ter preenchido com ônibus.
http://estadao.br.msn.com
Curta nossa pagina no facebook
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.
#Matéria protegida anti-copia
Quais são os tipos de falhas?
No metrô do Brasil e do resto do mundo, há similaridade no tipo de falha, que é a obstrução de portas. É um dos equipamentos nevrálgicos no sistema. Fecham e abrem mais de 4,5 milhões de vezes por dia. São 4,5 mil viagens no Metrô, 2,5 mil na CPTM, mais de 7 mil viagens por dia. Uma composição de Metrô tem 24 portas; na CPTM, 32. Não é só o abrir e fechar. Tem também a compressão da superlotação. As pessoas chegam atrasadas, forçam e, quando há problema de portas, é preciso retirá-las de circulação. A norma no mundo é não se transportar gente com porta aberta em sistemas urbanos. No caso da CPTM, por ser mais aberto, o sistema sofre com intempéries, como descargas elétricas nas subestações e na rede aérea, que é toda descoberta.
Qual a linha mais afetada?
A linha na CPTM que mais nos dá preocupação é a 9. Com a inauguração da Linha 4-Amarela, a Linha 9 da CPTM serviu de canalização para todo mundo que vinha da região sul, de Grajaú, Capão Redondo, para todos que tinham como alternativa descer no Largo 13 e pegar ônibus. Todos migraram e a Linha 9 deu um salto forte. A capacidade de transporte ficou comprometida. Resolvemos fechar aos domingos para acelerar os investimentos.
No horário de pico, há um forte desconforto dos passageiros. Sim. É desconfortável. O que eu tenho criticado. Houve seccionamento de linhas de ônibus. Você repara na Radial Leste. Quase não tem mais ônibus na rua. Houve seccionamento em Guaianases e Itaquera e descarregou-se tudo no trem. Acho que se perde uma oportunidade de ouro. Quando você tira caminhões de circulação na cidade, seria importante ter preenchido com ônibus.
http://estadao.br.msn.com
Curta nossa pagina no facebook
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.
#Matéria protegida anti-copia