Na última terça (24) a Companhia do Metropolitano de São Paulo completa 44 anos desde sua fundação. Alguns meses depois de sua criação, começaram as obras do primeiro trecho da Linha 1-Azul (antes chamada de Norte-Sul), cuja operação comercial, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, foi iniciada em setembro de 1974.
Em seus 44 anos a empresa buscou acompanhar o que havia de melhor na tecnologia de cada época.
A primeira utilização de Shield ("tatuzão") na construção de uma linha de metrô no Brasil ocorreu em outubro de 1972, na obra da Linha 1-Azul. Atualmente, o Metrô está inovando ao implantar o sistema monotrilho, de construção mais rápida e de menor custo, nas Linhas 17-Ouro e extensão da Linha 2-Verde.
O controle de trens também foi sendo atualizado com uso das novas tecnologias. No momento, a empresa está modernizando toda sua frota de trens e seus sistema de controle, para diminuir ainda mais o intervalo entre as composições.
Mudanças na sociedade também foram sentidas no Metrô, como a maior inserção damulheres no mercado de trabalho. Hoje, elas representam 55% dos usuários do sistema metroviário.
O crescimento da metrópole, aliado à pressa cotidiana também tornou o sistema metroviário a opção mais rápida de transporte coletivo - indispensável ao paulistano.
Metro
Em seus 44 anos a empresa buscou acompanhar o que havia de melhor na tecnologia de cada época.
A primeira utilização de Shield ("tatuzão") na construção de uma linha de metrô no Brasil ocorreu em outubro de 1972, na obra da Linha 1-Azul. Atualmente, o Metrô está inovando ao implantar o sistema monotrilho, de construção mais rápida e de menor custo, nas Linhas 17-Ouro e extensão da Linha 2-Verde.
O controle de trens também foi sendo atualizado com uso das novas tecnologias. No momento, a empresa está modernizando toda sua frota de trens e seus sistema de controle, para diminuir ainda mais o intervalo entre as composições.
Mudanças na sociedade também foram sentidas no Metrô, como a maior inserção damulheres no mercado de trabalho. Hoje, elas representam 55% dos usuários do sistema metroviário.
O crescimento da metrópole, aliado à pressa cotidiana também tornou o sistema metroviário a opção mais rápida de transporte coletivo - indispensável ao paulistano.
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