SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Contra lotação, Mackenzie terá novo prédio para curso de Direito

Nova unidade ficará próximo à futura Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela do Metrô

A Universidade Presbiteriana Mackenzie promete iniciar ainda neste semestre a construção de um novo prédio para a Faculdade de Direito em São Paulo. Hoje os alunos têm aulas em três edifícios do câmpus de Higienópolis, na região central, e alguns reclamam da falta de infraestrutura e do inchaço das turmas.

"As instalações não comportam mais a demanda de alunos", reconhece o reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto. Segundo ele, as obras deverão ser concluídas em dois anos. O prédio, que também deverá abrigar os cursos de pós-graduação lato sensu, ficará próximo à futura Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela do Metrô.

O Mackenzie tem 7,6 mil estudantes de Direito na capital, divididos em dois turnos. Pela manhã, os veteranos estudam em um edifício de três andares, onde só há banheiros no subsolo e um outro, feminino, no térreo. O elevador funciona até o segundo andar. A aluna do 8.º período Marina Ribeiro está satisfeita. "A sala é bem iluminada, as cadeiras são acolchoadas, o quadro é bom e o ar-condicionado funciona", diz. "Quem reclama é porque não tem mais nada para fazer."

A situação é diferente no prédio de cinco andares onde a maioria dos alunos tem aulas. O elevador é de uso exclusivo de professores e alunos com problemas de mobilidade. E não há ar-condicionado nas salas. "Em dias muito quentes não consigo me concentrar", conta Luis Fernando Prado, do 7.º semestre. Outro problema, segundo os estudantes, é o tamanho das turmas: na de Luis Fernando são quase 80 pessoas.

Aperto. Para tentar amenizar o desconforto, foi aberta uma nova turma de manhã no último vestibular. As novas classes têm em média 60 alunos. Mas a instalação de dois laboratórios de Engenharia e de um novo banheiro custou algumas salas. Três turmas precisaram mudar para outro prédio e dividem o espaço com cursos da área de Humanas.

O presidente do Centro Acadêmico João Mendes Jr., Rodrigo Rangel, afirma que os alunos estão participando de uma "dança das cadeiras". Ele diz que a situação só vai piorar até a entrega do novo prédio. "Até 2014 serão pelo menos quatro novas turmas. Onde esses alunos vão ter aulas?", questiona. O diretor da faculdade não foi encontrado para comentar as declarações dos estudantes. A mensalidade dos calouros custa R$ 1.204,00.

Reconhecimento. Na próxima quinta-feira, o reitor do Mackenzie vai a Brasília receber o selo de qualidade conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a cursos de Direito. Só 89 das atuais 1.210 faculdades do País serão condecoradas. Foram avaliados os resultados no Exame de Ordem e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação.

Além do Mackenzie, serão premiados os seguintes cursos da capital: Direito-GV, USP, PUC e Professor Damásio de Jesus.

Estadão.com

Curta nossa pagina no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Since 1952, the Navitimer continues to be considered the state run watch from the aviation industry, and is also worn by pilots round the world.
If you're likely to spend lots of money on a timepiece, make sure it is manufactured by a respectable watchmaker. High on style, this dazzling watch flaunts a black leather strap sure to a stone-set dial and bezel.

Also visit my page ... watches-bestprice.com :: ::

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com