Estação Campinas / Foto: Ricardo Guimarães |
Em entrevista ao site da EPTV, Chapelin lembrou com saudade das viagens de trem que fazia com a família no Rio de Janeiro.
- Não poderia deixar de me emocionar porque faz parte da minha vida. Íamos de Valença para a capital visitar parentes na época de férias. Viajávamos num trenzinho e era muito agradável observar a beleza da paisagem pela janela do trem - disse o apresentador em entrevista ao site da EPTV.
Nos intervalos das gravações na Estação Carlos Gomes, em Campinas, o apresentador resgatou histórias que viveu quando garoto.
- Liguei para o meu irmão e disse que ia gravar em Campinas, na estação, e ele relembrou de quando íamos na plataforma da estação em Engenheiro Nóbrega para vender laranjas e passarinho no alçapão.
Entre tantas histórias emocionantes de pessoas que dedicaram boa parte da vida às ferrovias está o depoimento de Ivo Arias, de 70 anos, diretor administrativo da estação Carlos Gomes.
- Meus dois avôs foram ferroviários; meu pai e meu sogro também. Nasci nisso aqui e vou dar meu sangue para que continue existindo e para que meus netos saibam como é a ferrovia - ressaltou Arias.
A estação que foi palco para gravações de cenas das novelas Terra Nostra, Esperança, Cabocla, além de produções internacionais e campanhas publicitárias, atualmente promove passeios turísticos nos fins de semana.
A Linha do Tempo
As imagens exibidas pelo Globo Repórter desta semana são parte de um especial que será exibido ainda neste semestre pela EPTV. Foram quatro meses de produção e outros três meses de edição de um material que envolveu viagens para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rondônia, Pernambuco e Ceará, além de gravações na Bolívia, Inglaterra, França e Itália.
O programa usa recursos da dramaturgia para resgatar situações que fazem parte da memória da ferrovia no país, como as dificuldades da construção da Madeira Mamoré em Rondônia e conta ainda com a participação especial de Milton Nascimento e Almir Sater, além de arranjos feitos exclusivamente para o projeto pelo compositor Mazinho Quevedo.
EPTV