Fim do Serviço 710

Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Aviso: Operando até 27/08/2025
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 19/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Capacidade de monotrilho da zona leste poderá ser expandida


Responsável pela produção dos trens que circularão no Expresso Monotrilho Leste, a Bombardier defendeu nesta quarta-feira (4) a construção do modal como solução eficaz para o transporte público na zona leste. A linha será inaugurada com capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora em cada sentido, mas há possibilidade de expansão para 48 mil, segundo o diretor de relações institucionais da empresa, Luis Ramos.

- O Metrô concluiu que esse eixo não vai ter uma demanda superior a 40 mil pessoas, mas se houver necessidade podemos expandir para 48 mil sem problemas.

Ramos explicou que a linha - que deve ligar os bairros Vila Prudente e Cidade Tiradentes até 2016 - foi projetada com uma tecnologia pioneira e, diferente dos monotrilhos que existem em outras cidades do mundo, será de alta capacidade. Ele destacou ainda quemonotrilho é mais vantajoso que o metrô quando se leva em conta que pode ser construído em metade do tempo e pela metade do custo do tranporte subterrâneo.

- Tem que ser responsável com o gasto de dinheiro público. Quando coce não vai ocupar toda a capacidade, não tem porque construir metrô.

Contraponto

Especialistas ouvidos pelo R7 questionam a demanda calculada pelo Metrô para o Expresso Monotrilho Leste. Para a arquiteta Áurea Mazzetti, diretora do Sasp (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo), a demanda na capital paulista é muito superior à capacidade dos monotrilhos, que seriam uma escolha acertada apenas em cidades pequenas.

- A zona leste, por exemplo, precisaria de um metrô de alta capacidade para suprir a necessidade de mobilidade da população, que é muito grande. Quando esse monotrilho for inaugurado, já será insuficiente para a região.

O engenheiro elétrico Peter Alouche, que trabalhou por 35 anos no Metrô de São Paulo, diz temer a inexperiência do Brasil com relação à tecnologia do monotrilho. Para ele, a primeira experiência do País com o meio de transporte jamais poderia ter sido implantada em uma linha de grande demanda.

- Todo monotrilho que conheço carrega, no máximo, 25 mil passageiros por hora por sentido e esse [da zona leste] vai carregar muito mais. Isso pode ocasionar problemas e ainda não temos conhecimento técnico para resolvê-los. Eu teria sido favorável a colocar essa tecnologia em sistemas menos carregados até ela se firmar.

Fonte: R7



As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.


Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

✉️ Email: williancmoreira@gmail.com