Andamento: Funcionários trabalham na construção do viaduto localizado no Jardim Belém |
Diariamente máquinas e operários de empresas contratadas da MRS trabalhavam na construção de um viaduto ferroviário que terá cerca de mil metros de extensão. As obras estão concentradas no Jardim Belém e seguem na direção da estação da CPTM, companhia com a qual a MRS divide atualmente as linhas. Os serviços para separação das vias, iniciados também em Poá e Itaquaquecetuba na metade do ano passado, permitirão que as duas linhas sejam utilizadas exclusivamente para o transporte de passageiros.
A MRS, que tem concessão do governo federal para transportar cargas em diversos trechos da malha ferroviária na região Sudeste, era administrada pela Central do Brasil. Na região do Alto Tietê, a CPTM assumiu as linhas no início da década de 1990 quando a transportadora já tinha autorização para utilizá-las.
Para a construção do viaduto que cruzará as duas linhas da CPTM na altura dos bairros Jardim Belém e Vila Amorim, no final de 2011 cerca de 20 famílias foram removidas de casas construídas irregularmente no Jardim Belém. A Prefeitura de Suzano participou do processo de retirada das famílias oferecendo imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e do programa Minha Casa, Minha Vida.
Região
A MRS informou ainda que cerca de 50% das obras de segregação das linhas em Poá e Itaquá também já foram concluídas. Para os trabalhos em Poá, a empresa está construindo uma terceira viga ao lado de outras duas que sustentam um trecho da linha 12 - Safira (Calmon Viana / Brás).
DAT