Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de junho de 2011

CPTM realiza obras na Estação Luz e altera plataformas de embarque das linhas 7 e 11


Estação Luz da CPTM
 A partir do próximo sábado, 18/06, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciará obras de modernização da via férrea, na estação Luz, que possibilitarão diminuir o intervalo médio entre os trens na Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], que hoje é de sete minutos, nos horários de pico.

A mudança vai interferir nas rotinas de embarque e desembarque dos usuários, uma vez que acontece numa das maiores estações da CPTM, que atende três linhas simultaneamente: 7-Rubi [Luz-Jundiaí], 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra] e 11-Coral [Luz-Estudantes], além da integração com a Linha 1-Azul, do Metrô. Para ter ideia, nos dias úteis, cerca de 400 mil usuários circulam na estação.

Inicialmente, as intervenções serão realizadas até agosto, no lado norte da estação, sentido Palmeiras-Barra Funda, interditando duas das quatro vias existentes. As obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, trilhos, dormentes e britas, além de serviço de terraplanagem. Posteriormente, as intervenções deverão ocorrer no lado sul, em direção ao Brás.

Essas obras são necessárias para a redução dos intervalos entre os trens, dando agilidade ao sistema.

Fazer obras sem deixar de atender aos usuários é um grande desafio para a CPTM e exige uma série de medidas como, realizar intervenções nos horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de madrugada. No caso da Luz, diante da complexidade das intervenções exigidas, será necessária a execução continua.

Esquema Operacional Luz

A partir de sábado [18], os trens das linhas 7-Rubi [Luz- Jundiaí] e 11-Coral [Luz-Estudantes] terão as plataformas de chegada e partida alteradas:

- Os trens da Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí], que atualmente usam a plataforma 2, serão remanejados para a plataforma 4.

- Os trens da Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], nos horários de pico, alternarão suas partidas e chegadas nas plataformas 2 e 3. Nos horários de menor movimento, a operação acontecerá somente pela plataforma 2.

- Nesta etapa, os trens da Linha 10-Turquesa permanecerão usando a plataforma 1.

Para orientar os usuários sobre as mudanças temporárias, a CPTM fará campanha informativa com panfletos, cartazes, painéis e totens nas estações das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral. Também serão emitidos avisos sonoros nos trens e estações, e empregados serão posicionados nos acessos e nas plataformas da estação Luz para auxiliarem o público.

Esquema Operacional Júlio Prestes

As obras de modernização da via férrea também serão realizadas na área da estação Júlio Prestes, que ficará fechada neste fim de semana, entre 17h de sábado [18] e meia-noite de domingo [19]. A opção para os usuários da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi], com destino ao bairro da Luz, será desembarcar na estação Palmeiras/Barra Funda e seguir viagem pela Linha 7-Rubi até a estação da Luz.

Benefícios

É importante compreender que as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham um melhor desempenho, resultando na redução do intervalo e no aumento da oferta de lugares.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca a disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121, de segunda a sexta-feira, das 5 às 22h; e aos sábados, das 6 às 18h. Para denunciar irregularidades ou delitos nos trens, estações e outras dependências da CPTM, o usuário pode enviar torpedo para o telefone celular 7150-4949, direto à Central de Segurança. O serviço funciona 24 horas e garante o anonimato do denunciante e agilidade na denúncia. Fonte: CPTM